Serviço de Apoio ao Domicílio

A nossa Cooperativa tem vindo a organizar-se de forma a responder às solicitações crescentes, decorrentes do envelhecimento da população, privilegiando o desenvolvimento de intervenções que potenciem a permanência dos idosos no seu lar e activamente inserido na sua comunidade. Atendendo a que é propósito da AnimaClub, Crl contribuir para a melhoria contínua da qualidade de vida dos indivíduos e famílias assim como retardar ou evitar a institucionalização plena, não podemos ficar indiferentes a esta realidade que se apresenta.


Desde 2009 que temos vindo a desenvolver o projecto de Serviço de Apoio Domiciliário, que consiste no apoio aos idosos na higiene, distribuição de refeições e apoio alimentar, tratamento da roupa, acompanhamento psicológico, cuidados de saúde, convívio e ocupação. SAD (Serviço de Apoio ao Domicilio) que visa minimizar as condições de vida precárias e de solidão nesta faixa etária.

Este projecto será implementado em Braga, numa freguesia rural e envelhecida, onde ainda não chegou nenhum tipo de apoio e surgiu do conhecimento das muitas necessidades da população desta freguesia. Condições que fomos observado e nos foram expostas pelo pároco e pelos próprios habitantes. Sempre foi nosso objectivo ajudar de forma activa os idosos do nosso distrito, e encontramos no SAD a forma mais directa de o fazer.







Situação Económica:

Devido à instabilidade económica de Portugal, as ajudas para este tipo de projectos são cada vez mais escassas. Para este projecto, infelizmente, é necessário realizar um investimento que é difícil de suportar. Já temos as instalações, mas é essencial efectuar obras, comprar uma carrinha para o transporte e distribuição de alimentação, higiene e cuidados primários de saúde.

Para nós, enquanto jovens empreendedores e com consciência social é complicado ver as necessidades daquela população e não poder avançar com o projecto, que lhes mudará a vida e lhes dará melhores condições de vida.
Daí precisarmos de ajuda para a concretização deste sonho.