![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyZi-foCFwpYVfttT6XPqAhVyIbQlnjASJ-w3SlafTIR73XNf96lYUf-EJxaohfUPoddg1qXLSuqYCnOBM2OlxMflAkwNRFS7r5oKt7YAlYnKJj9627wZWTE_40YP2PNTFC56AoraOdz4/s320/mascara.jpg)
O Carnaval não é das festas mais comemoradas pelos idosos, mas quando falamos em Carnaval, é comum ouvir-se em tom de brincadeira: "É Carnaval ninguém leva a mal..."
Uma das actividades mensais que realizamos com este grupo social é o chamado Livro das Tradições - Animação Promotora do Desenvolvimento Pessoal e Social que tem como objectivo manter a mente activa; desenvolver competências de grupo; promover valores; e resgatar o valor do idoso.
Nesta actividade, os idosos relatam vários tipos de costumes e tradições relacionados com o tema. Para uns era mais uma festa de improviso do que planeada e não tão comercial, como actualmente.
Esta festa era vivida de forma diferente tendo em conta as histórias e costumes de cada um… Uns mascaravam os filhos com roupas velhas, viravam a roupa ao contrário, usavam máscaras da desfolhada, chapéus e lenços na cabeça para não serem identificados e iam ver os desfiles de máscaras, onde os confetis e as bisnagas não faltavam. Outros ficavam à borralheira a assar febras junto da família ou juntavam-se com os amigos da sua freguesia e vestiam um boneco com roupas velhas para o deitarem-no ao rio.
Associam ainda a esta festividade palavras como: carne, festa, dança, música, arte, celebração, inversão de papéis, cores e alegria.
Para além desta actividade, preparamos uma surpresa para um grupo de jovens que no dia 25 vão aos lares visitar os idosos para celebrarem o Carnaval.
Sem comentários:
Enviar um comentário