Como já referido em post’s anteriores, devido ao aumento substancial de utentes portadores de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, estamos neste momento a lidar com novos desafios. Por esta razão definimos no nosso plano de acção actividades vocacionadas especificamente para estes idosos atendendo ao seu grau de demência actual, expectativas e limitações.
Indo ao encontro das necessidades dos utentes, as animadoras propuseram actividades simples permitindo ao mesmo tempo optimizar os níveis de atenção sobre o material visual conciliado a um ambiente de bom-humor e tranquilidade.
Especificamente a actividade realizada esta semana consistiu na decoração de caixas de cartão reutilizadas através de um trabalho de patchwork com tecidos e colagem com jornal e/ou bolas de papel.
Para a realização desta actividade os idosos apenas tinham de fazer rolinhos com tiras de jornal, bolinhas de papel de seda ou cortar tecidos coloridos. Depois de reunido este material, com o auxílio das animadoras, decoram as caixas com os materiais que mais gostaram.
No final caixas são o presente merecido de cada um, para guardarem os seus objectos pessoais ou recordações, como por exemplo fotografias, cartas, postais entre outras coisas.
Esta actividade tem como objectivos, trabalhar a destreza motora, promover a criatividade e desenvolver o gosto estético dos utentes.
Sendo uma actividade acessível, que não exige muitas competências artísticas, retarda o declínio das suas aptidões cognitivas e é uma óptima forma de manter os utentes activos.
Artigo de Bruna Silva e Paula Maia
Uma boa ideia...
ResponderEliminar=)
nao nos podemos nunca esquecer destas pessoas, que sofrem desta doença, pelo contrário, devemos inclui-los em todas as actividades, adaptando à capacidade de cada um...
Cumprimentos,
Carla Lopes