02/03/12

  
ANO INTERNACIONAL
DAS COOPERATIVAS

A Assembleia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.
De destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socio-económico e de reconhecer o trabalho na redução da pobreza, geração de emprego e integração social.
 
Os objectivos do Ano Internacional das Cooperativas são entre outros:
  • Aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socio-económico e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
  • Promover a formação e o crescimento das cooperativas.
  • Incentivar os Governos a estabelecerem políticas, leis e regulamentos propícios para a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.
  
A conquista do Ano Internacional das Cooperativas é inédita e recebida com grande orgulho, já que o tema é considerado no âmbito mundial como de grande importância para o desenvolvimento social e económico. 

Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao sector cooperativista. A notícia foi recebida por dirigentes do mundo inteiro com grande aceitação.
A nova presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green, disse que “o ano internacional das cooperativas é um evento muito oportuno para uma mais profunda compreensão do movimento cooperativo como um todo"

Para Ian Macdonald, director-geral da Aliança Cooperativa Internacional, "é o momento de lembrar ao Mundo que existe mais do que uma forma de fazer negócios e que, numa economia globalizada, todos nós devemos trabalhar em conjunto."


 

Sem comentários:

Enviar um comentário