10/03/09

Objectivo: VIDA!!!

A propósito destes três quadros, creio que demonstram a verdadeira essência da animação sociocultural, Há muito que nos debatemos para a sensibilização das actividades de animação como meio para a manutenção de uma vida socialmente activa. O ser humano é por si só um animal social, que cresce e desenvolve em conjunto com outros.


Esta singularidade deverá ser incentivada em todas as etapas do indivíduo, e muito mais quando este é retirado do seu ambiente familiar, neste caso falamos dos idosos.
Por dificuldades em levar uma vida independente, por falta de um acompanhamento diário por parte da família, vêem-se por vezes obrigados a ingressar num lar, e abandonar o seu próprio cantinho.


Não sendo uma opção natural e tomada de ânimo leve, cabe às instituições tornar esta entrada subtil, é difícil no entanto. E mais ainda quando, a instituição que os acolhe, esquece que está a albergar uma pessoa, com vontades, com necessidades que vão muito além da higiene, da alimentação do conforto.


Retomando, os quadros. Foram pintados pelos idosos dos lares onde desenvolvemos o nosso projecto. Simbolizam o logótipo da AnimaClub, um sorrisinho verde e azul, cores alegres e prometedoras.


Olhamos para os quadros e assumimos um bando de rabiscos desconexos, mas se abrirmos as portas da nossa imaginação vemos muito além. Vemos uma tarde bem passada, onde as dores, os achaques, as irritações, se esquecem, uma tarde de amena cavaqueira, de segredos trocados, de mãos sujas,


Podem não ser Picassos nem Renoirs, e até obrigar os críticos de arte a deitar as mãos á cabeça, pode até ser que o designer fique aborrecido por termos inventado um novo logótipo…
Mas aqui sim está uma prova esclarecedora do nosso objectivo como animadoras, incentivar e manter as relações humanas fluidas, continuar a dar um sentido á vida, um objectivo para nos levantarmos todas as manhãs…

2 comentários:

  1. Esta rapariga é uma caixinha de surpresas... Tanta inspiração e dedicação... Só podia rimar com Animação...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar