22/09/09

Estação das Sensações!!!


Uma vez uma criança encontrou duas folhas e entrou em casa segurando-as com os braços esticados, dizendo aos pais que era uma árvore. Ao que eles disseram: “Então, vai para o pátio e não cresças na sala, pois as tuas raízes podem estragar o carpete”.
Ele disse: “Eu estava a brincar, não sou uma árvore” e deixou cair as folhas. Mas os pais disseram: “Olha, é outono”. (
Russell Edson)

Chegou o Outono, a Estação das Sensações!!!
As folhas caem mais coloridas, os frutos amadurecem, as noites ficam maiores, os dias mais pequenos, as aves fogem, e o vento assobia... É tempo de desfolhada... Vindimas...
Uma estação cheia de cores, sensações, novas aventuras e actividades... Mas, também um estação em que verificamos aumento de estados mais depressivos nos idosos.

Depois de nos habituarem à sua boa disposição, alegria, entusiasmo, disponibilidade, coesão grupal, voltamos a verificar que com a mudança de estação o estado geral dos nossos idosos é de desânimo e ansiedade, sentindo-se sem forças para realizar as mais pequenas tarefas, apresentando-se tristes sem razões aparentes, dominados por uma sensação de vazio. A apatia e a indiferença reinam e a percepção do mundo está totalmente modificada.

Aqui o nosso papel ganha mais importância, já que a animação não são só actividades que se realizam com os idosos, tem de haver uma certa sensibilidade para perceber e moldar a nossa postura e adequar as nossas acções.
No decorrer do projecto, “Animar o Presente”, tem-se verificado que é preciso muito mais que tudo o que vem escrito nos livros, só trabalhando no terreno com idosos, é que nos vamos apercebendo que os idosos nos vão exigindo muito mais que actividades. O animador é muitas vezes o confidente, o conselheiro, o amigo e com o passar do tempo, vai-se tornando alguém muito próximo do idoso. Para tal, é indispensável possuir-se uma grande estabilidade afectiva e emocional para se conseguir desempenhar estas funções, já que muitas vezes são os profissionais que estão mais disponíveis e presentes na vida do idoso e que lhes dá atenção e afecto. Mas, se o animador não gostar muito do que faz e não tiver muita disponibilidade os objectivos da animação de idosos não serão atingidos. Daí consideramos que trabalhar com idosos é mais desgastante a nível psíquico do que físico, no entanto, é bastante compensador.

A Estação das Sensações está para ficar e animação, de certeza, não lhe vai faltar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário