21/01/10

Animaçâo através da manutençâo física!!


“O envelhecimento favorece a implantação de um quadro de perdas e incapacidades no idoso sedentário, mas a actividade física contribui directamente para a manutenção e incremento das funções do aparelho locomotor e cardiovascular, amenizando os efeitos do desuso, da má adaptação e das doenças crónicas, prevenindo parte dessas perdas e incapacidades” (SINGH, 2002).


A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para manter as capacidades físicas do idoso, mas também é um bem necessário para incentivar ao convívio social.
No sentido de dinamizar os seus serviços de apoio ao idoso, a AnimaClub disponibiliza agora sessões de manutenção física, através da contratação de professores especializados na área de geriatria.


As actividades físicas são adaptadas às particularidades de cada idoso. Com isso, as sessões são iniciadas por exercícios de relaxamento passando depois a exercícios de aquecimento. Esta actividade tem como objectivos específicos a fomentação e estimulação de hábitos desportivos, participação em variados jogos e integração social através da prática desportiva.


Por parte dos idosos esta é uma actividade positiva e participativa, pois gostam de desafios que possam superar, mostrando muita vontade e interesse. Estes momentos diminuem a ansiedade e aumentam muito a sua auto-estima, e entre-ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário