31/01/10

Mascarar a morte!!!


Nas sociedades primitivas os idosos eram venerados, fonte de sabedoria e experiência, hoje houve inversão de valores, os idosos são marginalizados e perdem sua valorização social. A sociedade vem assistindo mudanças em relação à imagem do idoso. Em parte, devido ao aumento da expectativa de vida e os problemas decorrentes do despreparo quanto a que atitudes devem ser tomadas tanto no que tange a aspectos sociais de atenção a saúde como a um sistema social que os apoie.

Atitudes preconceituosas têm feito da terceira idade um fardo aos que a possuem. O ideal não é simplesmente prolongar a vida como a ciência tem feito, mas que haja condições favoráveis a uma vida digna onde não haja omissão quanto às condições do idoso. A verdade é que a velhice não é um problema social, mas a forma com que a sociedade tem lidado com ela tem trazido problemas sociais.

A possibilidade de acções multi dimensionais, tendo em vista as características da velhice e das suas determinantes bio-psicossociais assustam-nos, principalmente a partir do momento da nossa consciencializaçao de que também passaremos por esse processo que nos coloca a uma pequena distância da morte, responsável por nos banir de uma sociedade que pensamos depender de nós, mas que nos transcende.
Envelhecimento, idoso e velhice distinguem-se quanto aos seus aspectos. O envelhecimento é o processo que ocorre durante o curso da vida, onde há modificações biológicas, psicológicas e sociais. O ser humano modifica-se do nascimento até a morte. Idoso geralmente é especificado pelo tempo cronológico, mas existem questões físicas, funcionais, mentais e de saúde que podem influenciar. O idoso é o resultado do processo de desenvolvimento, do seu curso de vida. Faz parte de uma consciência colectiva.
A velhice é a última fase do processo de envelhecimento. É um conceito abstracto, sendo impossível delimitá-lo em temporalmente.Desvelou-se que o envelhecer e a morte se constituem num processo natural da existência humana, porém nem sempre aceite pelos seres que o vivenciam.
Quando o saber e a história de vida do idoso são valorizados, entendidos e respeitados, este ser percebe que sua existência tem um significado. Essas atitudes de consideração, respeito e amor acolhem o idoso, pois existe o reconhecimento de sua singularidade, promovendo um sentido no envelhecer. ao abordar a morte e o envelhecer, cremos que a sociedade possa (re)aprender que a morte é essencial para que a vida concretize seu percurso e a livre discussão do envelhecer e da perda possam levar a uma melhor qualidade de vida.
A consciência crítica e reflexiva acerca dessa temática deve ser despertada porque representa novas possibilidades e realidades de se interagir com este ser ecom a vida. Dessa forma, dialogar sobre o processo de envelhecimento e a morte possibilita uma compreensão do ser e suas dimensões sociais, culturais, psicológicas e espirituais.

Sem comentários:

Enviar um comentário