13/01/10

Parkinson… uma doença desconhecida para a maior parte das pessoas.

Para a maior parte das pessoas Parkinson ainda é uma doença “desconhecida”, pois ainda não se sabem quais as suas causas e os seus sintomas, para quem lida diariamente com idosos esta torna-se um desafio.


A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que apresenta várias características particulares: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.
A doença de Parkinson afecta cerca de 1 % da população com mais de 65 anos e 0,4 % da população com mais de 40 anos.


Uma das questões frequentemente colocada é se a capacidade mental do doente portador de Parkinson está alterada.
A doença não se caracteriza pela diminuição da capacidade intelectual, os doentes pensam devagar e respondem pausadamente mas as respostas estão certas. A instabilidade postural, ou o desequilíbrio, estão presentes nos casos com maior tempo de evolução.

Um desequilíbrio que se torna visível durante a caminhada ou quando o doente muda de direcção. A instabilidade postural associada à alteração da caminhada é usualmente a última das características a aparecer, é a manifestação da doença mais difícil de tratar. O doente adopta uma postura curvada, uma vez que perde a capacidade de fazer rapidamente uma correcção da sua postura, a tendência é cair para diante ou para trás.


Ao depararmo-nos com utentes portadores da doença de Parkinson, dinamizámos actividades que visam a diminuição e o declínio das suas aptidões físicas, através da animação física e motora, jogos com bola promotores do equilíbrio e a destreza física.

Têm como objectivo mobilizar e reorganizar as funções mentais e motoras, maximizar o potencial motor e mobilizar e reorganizar as funções mentais. A prática diária do máximo de actividades físicas e o seguimento de um programa regular de exercícios podem contribuir para que os afectados pela doença de Parkinson mantenham a mobilidade.

Deste modo deixo-vos como sugestão a visita ao site da Associação Portuguesa De Doentes De Parkinson.

http://www.parkinson.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário