08/10/10

Vindimas e Desfolhadas – Tradições que perduram!

O fim do Verão e o início do Outono são sinónimos de colheitas. Nesta época temos duas tradições muito importantes: as desfolhadas e as vindimas. Colheitas realizadas em ambiente de festa, alegria e convívio.

Através de inúmeras parcerias com instituições e particulares a AnimaClub proporciona aos idosos a oportunidade de reavivar estas tradições tão saudosas para eles.

A Primeira grande desfolhada realizada este ano foi na Freguesia de Esporões num campo vasto de milho, onde os utentes de S. Lázaro, Celeirós, Aveleda e Cabreiros divertiram-se entoado cânticos tradicionais, desfolhando as espigas de milho e mostrando-nos a sua sabedoria quanto a estas prazenteiras tradições.

Deixo um obrigado especial à D. Emília pela sua simpatia e pela sua grande generosidade por nos dispensar o seu campo para a realização desta actividade tão especial para nós e para os nossos idosos.

Depois da Desfolhada realizamos uma vindima na Quinta Pedagógica de Braga, os convidados VIP foram o Centro Social de S. Lázaro e a Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros.

Antes de pôr as mãos ao trabalho os utentes do centro de dia de S. Lázaro e de Cabreiros fizeram uma rápida visita à quinta mostrando uma expressão de saudade e carinho ao ver os animais domésticos e os terrenos cultivados com tomates, nabos, couves entre outros. “Foram tempos de muito trabalho mas no campo divertíamo-nos e aprendíamos muito” – disse-nos o Sr. Eduardo.

Na vindima os utentes puderam reavivar as recordações do tempo de mocidade, promover o convívio, divulgar saberes e promover uma relação inter-geracional, pois não só estavam idosos como também estavam crianças de alguns infantários da cidade.

Ainda vão ser realizadas mais actividades tradicionais até ao final do mês de Outubro, desta feita no Mosteiro de Tibães.

Prometemos dar oportunidade aos nossos idosos de continuarem a fazer as coisas que mais gostam e que lhes fazem lembrar os bons tempos de mocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário