18/05/11

Tendência Patchwork nas próximas actividades para idosos!

Já aqui falamos, por altura do Natal na apetência de alguns dos nossos idosos para a costura. A conclusão a que chegamos foi que esta actividade lhes é muito prazenteira e que se congratulam imenso ao verem o fruto do seu trabalho. Apesar das várias dificuldades inerentes à idade como a falta de visão e acuidade manual, conseguimos sempre arranjar uma solução personalizada para que cada um consiga desempenhar esta tarefa.



Aliás todos os presentes de Natal foram habilmente cosidos e pintados à mão, e diga-se de passagem que não foram propriamente poucos, já que estamos a falar de cerca de 200 idosos e consequentemente 200 saquinhos com rebuçados!

Como tal decidimos dar mais uma oportunidade aos trapos e desta feita trabalhar com patchwork, os objectivos serão variados entre eles pretendemos confeccionar almofadas de encosto para cada um dos idosos, transformar os placards, criar novos jogos de damas e do galo, e se sobrar tempo, vontade e tecidos criar também algumas mantinhas para dar cor aos nossos lares!!!

Do inicio então: o patchwork é uma das técnicas artesanais mais usadas no mundo e que sempre chamou a atenção dos admiradores de produtos feitos à mão. Literalmente quer dizer “Patch = retalho” e “Work = trabalho”, sendo então uma técnica que une por meio de costuras vários tipos de tecidos de formatos diferentes e cores também diferentes, transformando o produto final em algo único!

Fazer patchwork requer muita concentração e cuidado para que o trabalho final fique gracioso e único, os artesãos que se dedicam a este tipo de arte utilizam tecidos, linhas e agulhas sendo estas as principais ferramentas do trabalho.

Não será uma actividade para ser encetada e finalizada num mês, mas sim ao longo do ano. As primeiras tarefas destas actividades estarão centradas em seleccionar tecidos, medir e cortar, ou seja, não existe um produto final e como tal pode haver alguma desmotivação.

O importante é que os animadores expliquem as fases da actividade, para que os idosos acompanhem o desenvolvimento do seu trabalho e estejam sempre a par do objectivo final.

À medida que formos concretizando alguns dos passos iremos partilhar as fotos dos trabalhos que estamos a fazer e explicar as nossas dificuldades e como as ultrapassámos.

PS: Precisámos de alguns retalhos e tecido que já não utilizem, já pedimos a várias fábricas têxteis sem sucesso, por isso se souberem de alguém que tenha alguns tecidos é só dizerem que nós teremos todo o gosto em ir buscar!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário