19/10/11

A desfolhada deixou de ser uma maçada...

"A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) da planta, que se chama milho. Embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens e as crianças que, por essas aldeias fora, trabalham no campo.
Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho, que são transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos de verga ou de costelas que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro. Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada."

Pelo menos assim conta a história, e não é que ainda assim é... Este ano juntamos os lares com quem colaboramos, no Mosteiro de Tibães e a tradição manteve-se... Com a excepção de ser um trabalho muito duro, pois os idosos cada vez mais pediam milho e ficavam "chateados" por não ter mais milho para desfolhar; quanto ao carro de bois foi substituído pelo tractor, mas acabou por dar o ar da sua graça na hora da sua chegada.

Esta simples actividade de retirar o idoso do lar e de o levar ao exterior traz benefícios e sorrisos fantásticos ao grupo. Permite-lhes não só contacto com o exterior, o convívio com outras pessoas, conhecer novos locais, realizar actividades do seu tempo de mocidade, reavivar memórias, actividade física e acima de tudo terem a oportunidade de contactarem com a natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário