18/10/11

Foi-se o sol ficaram os tons torrados de Outono

Agora sim dá vontade de mostrar as nossas decorações realizadas ao som da boa música portuguesa!!! Este solinho de Verão não fará inveja às nossas cores mais torradas de Outono!!!

 
Senhoras e Senhores apresento-vos o resultado final!
Realizado com muito esforço e muita boa disposição, entre músicas, anedotas e histórias / lembranças do passado, vividas e sentidas pelos nossos jovens dos lares!!!

 
Qual o objectivo destas actividades?
  • Promover o convívio e estimular o espírito de grupo, através das conversas paralelas, das músicas cantadas, das anedotas malandras, das histórias e lembranças que surgem ao longo da actividades; 
  • Proporcionar a possibilidade de expressão através das artes plásticas e dos trabalhos manuais, partipar na construção da decoração dos espaços comuns;
  • Estimular a criatividade através dos materiais reciclados, envolvê-los no processo de decisão sobre o material a escolher e o que fazer com este material. Através de tecidos e lãs surgiram óptimas ideias, por exemplo a criaçao de um elemento complementar da nossa decoração (Adivinhem... Realizaram-se bonequinhas de trapos que mais faziam lembrar espantalhos para colocar em painéis e centros de mesa).

As actividades são sempre dividas em grupos consoante as limitações e potencialidades de cada grupo e pensadas idoso a idoso: São pensadas como um puzzle e só no final se verá o resultado final.
Esta metodologia permite utilizar um enorme leque de dinâmicas através das várias tarefas dadas a cada grupo e a cada idoso.
Como tal o objectivo final, como referido foi a decoração de Outono para os espaços comuns, a tarefa principal é a decoraçao dos placards, mas também dar apoio à mini-quinta, elaborar centros de mesa da sala de refeições, decorar a entrada do lar, as mesas da sala de actividades ou as portas dos quartos.

. Colorir folhas com tons de Outono:
Os idosos com problemas físicos num dos braços e/ou mãos conseguem realizar esta tarefa  descontraidamente, como normalmente referem que não conseguem realizar nenhuma actividade, pois têm a ideia de que precisam das duas mãos para as realizar solucionamos este pequeno obstáculo pintando primeiro e só cortando os moldes depois, assim com a "mão" preguiçosa" seguram o papel e com a outra vao pintado
Na verdade esta actividade permite-lhes não só realizar o que lhes é proposto, como os ajuda na concentração e na aproximação ao grupo por se sentirem mais úteis.
Foi distribuída uma folha de papel para pintarem com as várias cores de Outono (vermelho, amarelo, verde, castanho, laranja). Através das cores foram ainda realizados jogos cognitivos, como percepção das cores, jogos de memória, jogos dos pares, e desenvolvimento de consciência social  fazendo associação das cores das folhas com a roupa de cada um dos dos colegas de grupo.

 

 

 

 

 

 

 
. Espantalhos:
Esta actividade é mais grupal do que individual; em grupos de 3 idosos realizaram bonequinhas de trapos / espantalhos para decorar os painéis. um trabalho que não seria possível sem o apoio do grupo dos mais dependentes que com a sua motivação realizou  uns dias antes bolas com papel de jornal para se colocarem dentro do tecido e dar a forma à cabeça do espantalho.
Mais uma vez usamos a dinâmica de puzzle, enquanto um cortava as lãs, outro cortava os tecidos em forma de quadrados o terceiro elemento dava forma ao espantalho, ou seja, um trabalho que só resulta  através de um esforço conjunto de equipa e entreajuda 
 

 

 

 
. Painéis de Outono:
Realizada pelos mais autónomos, autênticos designers de interiores que escolheram cores, tecidos, motivos e deram ideias geniais! Uma decoração em tons quentes de Outono, com os moldes fizeram os desenhos,pintaram a rigor, cortaram as placas de esferovite e de cartao para os uportes e no final colaram tudo. Apenas precisaram da minha ajuda para colocar na parede, indepenencia no seu melhor.Digam lá, se não estão lindíssimos?

 

 

 
Escusado será dizer que esta actividade proporcionou momentos agradáveis aos idosos, e também às equipas de funcionárias/os sempre disponiveis que deram um contributo alegre e importantissimo em todas as actividades.
Estamos já a preparar o Natal, dentro em pouco tempo terão novidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário