04/11/11

II Conferências “Diálogos sobre o Envelhecimento”


No passado dia 29 de Outubro, nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros realizaram-se as II Conferências " Diálogos sobre o Envelhecimento".

Permitam-me referir desde já a amabilidade com que fomos recebidas e a forma calorosa com que o próprio público nos surpreendeu. Um conferência que se prolongou pela tarde devido às enumeras questões que se iam colocando aos profissionais convidados para apresentarem os mais diversos temas, o que demonstrou o interesse da nossa plateia.

Durante esta tarde tivemos a oportunidade de conhecer as UCC (Unidades de Cuidados na Comunidade) e o seu contributo para as equipas de SAD e Centro de Dia, com a Enf.ª Manuela Rodrigues (coordenadora da UCC do ACES Cavado I — Braga); com o Dr. Diogo Pontes (Psicólogo Clínico da Associação AVC), tivemos a oportunidade de saber como prevenir um Acidente Vascular Cerebral nos nossos idosos e o tipo de cuidados a ter em consideração, bem como os factores que levam aos AVC`s; a Dr.ª Natália (Nutricionista da ACRC e colaboradora da ITAU — Instituição Técnica de Alimentação Humana, SA) apresentou o tema "Alimentação na 3ª Idade — Cuidados a ter na elaboração de Ementas para as Respostas Sociais da 3ª Idade".

A Animaclub foi convidada para apresentar o tema "A importância da Animação para o desenvolvimento cognitivo e pessoal do Idoso institucionalizado”. Um tema que, tanto a Animaclub como os técnicos com os quais tivemos oportunidade de contactar, foi considerado importante, pois tem-se vindo a verificar que os idosos estão cada vez mais isolados e desmotivados. Por outro lado, os técnicos estão preocupados com a entrada de idosos cada vez mais debilitados e com o mais variado tipo de demências, sentindo dificuldade em encontrar respostas e actividades adequadas a este tipo de grupo.

Os animadores da Animaclub sabem que não é fácil e nesse sentido consideramos importante este tipo de conferências para as pessoas trocarem ideias e debaterem este tipo de problemáticas, concluindo que a animação não pertence apenas ao profissional com o estatuto de Animador. A animação começa de manhã e termina quando o idoso se deita, sendo importante existir um trabalho de grupo articulado entre a Direcção Técnica, as Auxiliares e os Animadores. Só assim conseguíremos resultados mais positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário