13/06/09

Anima Popular...

Santo António, já se acabou,
O São Pedro está-se a acabar
São João, São João dá cá um balão
Para eu brincar.

Chegou o mês de Junho... O mês das festas Juninas!!!

Há quem diga que, a origem do nome Festas Juninas, está relacionada com o facto de serem comemoradas no mês de Junho, ou simplesmente, se deve à comemoração do dia de São João.

Chegou o mês dos Santos Populares: Santo António, São João e São Pedro.

Santo António Dia 13 de Junho
Na noite que antecede ao Dia de Santo António, é costume levar pães para serem abençoados nas missas em honra ao Santo, para que nunca falte alimento em casa. É, também, conhecido como o Santo Casamenteiro.

São João Dia 24 de Junho
Diz a tradição que as cinzas de uma fogueira de São João curam problemas de pele, também dizem que se as raparigas cortarem as pontas dos cabelos antes de nascer o sol, os cabelos crescem mais fortes. São crendices populares que foram passadas de geração em geração.

São Pedro Dia 29 de Junho
As tradições e crenças populares indicam São Pedro como guardião do "Céu", reza a tradição que quem quiser vender uma casa, reza à são Pedro e leva a uma igreja uma chave de cera com 3 fitas (rosa, azul e branca). Diz,ainda, que é o protector das viúvas e o santo da fartura por ter sido pescador.

Em Portugal, as tradições no mês de Junho são comemoradas com Sardinha assada, bailes pelas ruas, manjericos e versos populares...

Na AnimaClub, a animação é uma constante, festejamos estes dias sem esquecer as tradições que tanto nos caracterizam cá por Braga.


Em Braga, festejamos o São João, com muitas fogueiras para saltar, sardinhas assadas para saborear, ervas mágicas (que não cheiram muito bem, mas têm piada), manjericos e alhos porros, martelinhos na mão... É, ainda, hoje a grande festa pagã do solestício de Verão que a Igreja cristianizou sob a invocação de São João Baptista. Para festejar este dia, a cidade vê passar a bela procissão e também o "Cortejo do Rei David e dos Pastores", personagens dum "auto" medieval que o povo conservou até aos nossos dias. Desfilam também pelas ruas tocadas, rusgas, bandas de música e ranchos folclóricos, arrastando toda a gente para o grande arraial de São João da Ponte.

Sem comentários:

Enviar um comentário