23/06/09

Pátio das Cantigas!!!!

O Pátio das Cantigas é um filme português de 1942, realizado por Francisco Ribeiro que tem lugar num típico bairro lisboeta por ocasião das festas dos Santos Populares, através de um fabuloso jogo de equívocos e duplos sentidos numa comédia inesquecível, com Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho.

Um punhado de gente simples vive o seu quotidiano, os seus sonhos, desilusões, paixões, ciúmes e alegrias numa atmosfera quase encantada. Alfredo é um bom rapaz cujo irmão Carlos, um estouvado, namora a frívola Amália. A irmã desta, Susana, ama por sua vez Alfredo. Narciso, o pai de Rufino e seu sócio na leitaria do bairro, é um bêbado crónico e um virtuoso da guitarra. Rosa, uma bem disposta viúva que vende flores, é por sua vez cortejada por Narciso e pelo intratável e arrogante Evaristo, o merceeiro, pai da invejosa e mimada Celeste. A rivalidade entre Narciso e Evaristo vai ao rubro numa noite de bailarico no pátio que termina numa autêntica batalha campal. Por fim tudo se compõe entre os vários pares amorosos e no pátio a vida segue serenamente.

Relembrado por uns, nunca visto por outros, o Patio das Cantigas fez as alegrias dos nossos Idosos.
E apesar de ser um filme antigo, frases como: Oh Evaristo!!! Tens cá disto?!?!?!?; ou Candeeiro, dás-me lume?; e Tás convencido que por dar luz a uma simples rua, és igual ao sol que dá luz ao mundo!!!, não se esquecem e algumas até foram ditas em coro... Só tiveram pena de não existir uma versão a cores...

Mais um dia de cinema pra os nossos Idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário