04/06/10

No Verão até a barraca abana!!!

Com o intuito de decorar o espaço, os nossos idosos realizaram um placard alusivo ao Verão.

Verão lembra-nos calor; o calor lembra-nos o sol abrasador que queima a pele, o sol lembra-nos a água aprazível e límpida que nos refresca, a água lembra-nos o mar azul a perder no horizonte, o mar lembra-nos a praia cor de canela e o barulho das ondas!

Este apanhado de ideias inspirou os nossos idosos para a elaboração da nova decoração.
Como tema principal, os utentes dos lares escolheram: uma bela praia com um extenso areal povoado de meninos em fato-de-banho; faróis no horizonte e as típicas barraquinhas azuis e brancas feitas também em cartão e tecidos; barcos feitos com cartão, tecidos e papel jornal, e a restante paisagem decorada com tintas. Para elaborar o areal pensámos utilizar areia verdadeira colada no papel de cenário, acontece que ficava muito pesado impedindo-nos de fixar o placard no final .

Para realizar tão elaborados quadros foram necessários: tecidos coloridos, tintas com cores animadas, pincéis, cola, papel de jornal, cartão, papel cenário e muita criatividade.

A actividade foi dividida em grupos, os mais talentosos pintaram a paisagem de uma praia, os “atrevidos” cortaram tecidos catitas para os barcos, e os mais tímidos dobraram papel jornal para fazer o efeito de tábuas de madeira nos barcos.

Os objectivos principais desta actividade centram-se em relembrar e acentuar a comemoração das diferentes épocas do ano, desenvolver o gosto estético do idoso, promover a criatividade, decorar o espaço comum, desenvolver a destreza motora, promover o convívio e a diversão.

Foi uma actividade com bastante adesão e animação por parte dos idosos, chegou o bom tempo para aquecer os corações e aumentar a boa disposição, fazendo com que os utentes se tornem mais criativos e participativos.

Aqui deixamos o resultado final dos nossos placards alusivos ao Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário