22/06/10

S. João chegou aos lares, por isso toca a Animar!!

O Cheiro a sardinhas assadas e a farturas já chegou, pois estamos nas festas joaninas. Para comemorar esta época festiva do ano, não poderia faltar nos lares com os quais estamos em contacto a decoração alusiva aos santos populares.

Para a hábil tarefa de decoração do lar necessitámos: tecidos, agulhas, lã, linhas, esferovite, jornal, tintas, entusiasmo e muita criatividade!

Reutilizando retalhos de pano os idosos dedicados à costura, coseram os tecidos prendendo-os a um fio em lã dando-lhes forma de bandeirinhas.
Os mais dedicados à arquitectura construíram em esferovite uma pequena maqueta da igreja da freguesia. Os que têm um gosto especial pela arte da pintura desenharam e pintaram as janelas e portas da igreja. E os mais recatados torceram papel de jornal, pintaram-nos e colaram-nos na placa de esferovite ate obter forma de telha.

Para decorar a sala também foram feitos manjericos em cartão e tecido. Os idosos recortaram o molde do manjerico já desenhado no cartão e colaram quadradinhos de tecido branco no manjerico dando uma forma ondulada como se fossem as folhinhas da planta. Depois de seco, pintaram o tecido de verde.
O resultado final foi este:

A decoração alusiva aos santos populares foi realizada com o intuito de manter a tradição activa, desenvolver o gosto estético do idoso, decorar o lar e promover a criatividade.
Este é um mês rico em boa disposição e muita animação, em que os nossos idosos andam muito criativos e participativos.
Partilho uma das muitas quadras de S. João que ainda vivem na memória dos nossos idosos:


“ As moças bem enfeitadas
Cada qual com o seu balão
Todas vão, enamoradas
À festa de S. João”

Sem comentários:

Enviar um comentário