22/06/10

Para mais tarde nao sofrer nao começe a beber!!


Hoje em dia o alcoolismo é um problema que afecta pessoas de todas as faixas etárias e sociais. A dependência do álcool deve-se a vários factores, como económicos, sociais e familiares, pois levam a pessoa ao isolamento social e a graves distúrbios familiares.

Na terceira idade esta patologia deve-se também ao medo da morte, à solidão, à ansiedade e mesmo à tristeza gerada por perdas de pessoas especiais ou bens pessoais.

“No idoso o álcool tende a atingir maiores concentrações no sangue mesmo com pequenas doses. As suas manifestações caracterizam por dificuldade no andar, por confusão, e por negligência consigo mesmo, acentua a falta de memória. Pode haver mudança de humor, com excitação seguida de depressão e agressividade, podendo confundir-se com demência.”

Na terceira idade são inúmeras as consequências nefastas do álcool, já que este tende a concentrar-se mais no sangue, provocando doenças cardíacas, aumento de gorduras no sangue, aumento de infecções, impotência sexual, cancro da boca, do fígado e do esófago.

Cada vez mais, existem idosos nos lares que já foram dependentes do álcool e passaram por muitas terapêuticas para tratar o problema. A grande maioria só em condições extremas consegue acabar com a dependência agravando a perda das capacidades cognitivas.

Quanto mais cedo se combater esta dependência, mais probabilidade há, de não se destruírem as capacidades físicas e cognitivas, Por isso deixo um conselho:

Antes de beber pense nas consequências que este pode causar!

Sem comentários:

Enviar um comentário