21/09/10

Recordações de Outono

Desta vez vamos falar do nosso quadro das recordações.

Durante uma sessão cujo tema foram a promoção de actividades promotoras de desenvolvimento pessoal e social, reunimos todas as fotografias que temos tirado ao longo das nossas sessões no Centro Social de S. Lázaro e sugerimos aos idosos que partilhassem connosco quadras do tempo da sua juventude.

E assim foi, uma desgarrada de quadras e rimas antigas, umas mais popularuchas outras mais brejeiras, umas dedicadas aos seus amores, outras ditas contras as mulheres, outras contra os homens e várias quadras para diferentes feitios e ocasiões, todas com infinita sabedoria e vontade de partilha.

Após tudo dito e redito, um dos idosos que antigamente era professor passou-as para um papel com letra bem arranjadinha e bem legível para depois estas serem afixadas.

Mas ainda não está tudo! Era preciso dar uma pequena aragem de Outono ao quadro das recordações, pois é a época que estamos mais próximos e a que mais precisa ser relembrada. Reunimos o material necessário: papel de jornal, cola branca, cartão, tintas, pincéis e tesouras.

Os idosos que necessitam de movimentar os pulsos e os dedos das mãos fizeram bolinhas em papel de jornal. Aqueles que mais gostam de recortar, cortaram o cartão com o molde de uvas (este molde foi previamente elaborado pelas animadoras). Aqueles que costumam e gostam de estar na sala de actividades colaram as bolinhas de papel de jornal no molde até fazer o efeito de uvas. Depois de tudo finalizado, colocamos papel cenário num quadro de cortiça com papel crepe verde a fazer de moldura.

Os idosos cortaram as fotografias com a nossa “tesoura divertida”, deixando-as com um aspecto engraçado de zig-zag. Depois de cortadas afixámo-las juntamente com as quadras e com as uvas.
O resultado final foi este:

Sem comentários:

Enviar um comentário