07/09/10

As cores do Outono já chegaram aos lares!!

Depois de realizarmos o placard alusivo ao Outono como já referimos no post do dia 30/08/2010 (http://animaclubcrl.blogspot.com/2010/08/o-outono-chegar-e-novas-ideias-no-ar.html) os nossos idosos pensaram desta vez nas decorações das as portas dos quartos do lar.

Como tem sido habitual utilizamos materiais que usamos no nosso dia-a-dia. Antes de iniciar a actividade reunimos rolos de papel higiénico e cartão grosso.

Tendo o material reutilizável necessário para a realização das actividades, só foi necessária cola quente, tintas, pincéis, tesouras, régua, lápis, criatividade, espírito de equipa e entreajuda. Para a realização desta actividade dividimos as tarefas por grupos, além de todos terem a oportunidade de participar, a actividade realiza-se mais rápido.

Os idosos começaram por espalmar e dividir os rolos de papel higiénico em 3 partes com cerca de 3 cm de largura cada. Depois de divididos e cortados, os utentes que se dedicam mais á técnica da pintura, pintaram os rolos em dourado para lhe dar uma graça de flor de Outono.

Noutro grupo realizava-se outra actividade em simultâneo, cortavam o cartão em rectângulos com 23 cm de altura e 15 cm de largura. Estes também foram pintados com esponjas, juntando castanho, vermelho, amarelo e dourado para fazer transparecer as cores de Outono.

Depois de tudo seco, só foi preciso colar os rolos de papel higiénico dando-lhes forma de flor. Os idosos mais autónomos pegaram na cola quente e colaram três rolos com cola quente para estes se segurarem melhor.
Após, todos os rolos estarem colados, e em forma de flor, tornaram a colá-los no cartão dando-lhes esta forma:

Para finalizar basta afixar os nossos cartõezinhos decorativos nas portas.

Com esta actividade os idosos desenvolvem a destreza manual, aperfeiçoam a técnica da pintura, do corte e da colagem, desenvolvem o seu gosto estético, exercem a sua mente, promovem o convívio, a criatividade, a inter-relação grupal e aprendem a reutilizar os materiais do seu dia-a-dia.

Eis aqui o resultado final:

Actividade passo-a-passo:


1ª Passo: Reunir o material necessário.
2ª Passo: Espalmar os rolos de papel higiénico.
3º Passo: Medir e marcar os Rolos.
4º Passo: Cortar os rolos.

5º Passo: Colar em forma de flor. (se optar por colar com cola branca, deve-se colocar molas ou clip's para prender e facilitar a colagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário