30/08/10

O Outono a chegar e... novas ideias no ar

O calor abrasador, o sol de Verão e a praia estão quase a deixar-nos.

Chegou a altura de pensarmos em novas ideias para a decoração do placard alusivo ao Outono, época que se aproxima, depois de várias ideias e sugestões chegamos a um consenso. Que tal fazer um placard com objectos conhecidos da maioria dos nossos utentes?

Desta forma decidimos elaborar um painel com um tractor, um espigueiro e algumas espigas, tentando assim recrear a vida rural da grande maioria dos nossos idosos. A ideia foi aprovada por todos, e de seguida posta em acção. Para isso necessitamos de tecidos, cola branca, rolos de papel higiénico, tesouras, papel de cenário, jornal, tintas pincéis, esferovite, criatividade, boa disposição e espírito de entreajuda.

Reunidos estes materiais começamos por desenhar um tractor numa placa de esferovite, enquanto isto os utentes recortaram tecidos de várias cores em pequenos quadrados que servirão mais tarde para colar no desenho do tractor.

Desenhado o tractor e os tecidos cortados, é o momento de dar cor ao nosso tractor, usando a técnica de patchwork, os utentes colam tecidos de várias cores na esferovite (usando por exemplo: tecidos pretos para as rodas, cinzento para o cano de escape e vermelho para o tractor). Enquanto alguns dos idosos realizaram esta actividade, um outro grupo espalmou e recortou os rolos de papel higiénico em pequenas argolas. Paralelamente um outro grupo dobrou folhas de jornal para com estas dar o efeito das tábuas do espigueiro, enquanto uns utentes fazem as tábuas os outros pintam-nas de castanho.

Novamente com a ajuda das animadoras é desenhado um espigueiro, de seguida os utentes colam o jornal no desenho do estábulo para dar o efeito de tábuas, depois de termos a parte de cima concluída é chegada a hora de fazer a parte de baixo do espigueiro, os idosos colam as argolas feitas de rolos de papel higiénico em fila na horizontal. De seguida pinta-se o papel de cenário ao gosto de cada um (podemos dar o efeito de terra pintando de castanho, podemos também desenhar um campo de milho), coloca-se o tractor e o espigueiro no papel de cenário e… já está, tarefa finalizada.

Os objectivos a nível de desenvolvimento físico e social deste painel são: trabalhar a destreza manual, aperfeiçoar técnicas de pintura, desenvolver a coordenação de movimentos, assinalar a estação do ano que se aproxima, promover a interacção grupal e o convívio.

Esta actividade ainda não está concluída mas logo que esteja finalizada e afixada partilhamos convosco as fotografias desta actividade. Esperamos que gostem das nossas ideias e que estas vos sejam úteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário