25/08/10

Prendas de Verão, feitas com muita Imaginção!

Aqui na Animaclub, os nossos idosos estão cada vez mais amigos do ambiente, tentando sempre reutilizar materiais que à primeira vista não servirão para nada. Desta vez pensaram em presentear os seus netinhos que neste momento estão de férias. Criaram bonecos cheios de cor e imaginação para no final oferecer-lhes.

Para isso foi precisámos de vários materiais:

Cones de linhas de costura, retalhos de tecidos cheios de cor, lãs, botões, missangas, garrafas de plástico, tesouras, papel higiénico, tintas, pincéis e cola quente.

Como em todas as actividades a AnimaClub tende ir ao encontro das necessidades e gostos dos idosos, e para isso a actividade foi dividida por todos. Antes de pormos as mãos ao trabalho, fizemos um levantamento de quantos netos e netas os nossos idosos têm.Com estes dados juntamos os cones necessários e dividimos entre meninas e meninos pintando-os de cores diferentes.

Os idosos pintaram os cones de azul para os meninos e cor-de-rosa para as meninas. Esta tarefa simples foi proposta aos mais “malandros”, aqueles que não gostam ou têm vergonha de mostrar a sua imaginação, assim participaram na actividade com mais empenho, desenvolveram as capacidades e elevaram a auto-estima.

Enquanto pintavam os cones, os outros idosos faziam a cabeça do boneco. Para a realização desta os idosos tiveram que fazer bolas relativamente grandes com papel higiénico, embrulhá-las em pedaços de tecido quadrado e prendê-las com lã. No final basta colá-las aos cones, para dar o aspecto da carinha do nosso boneco. É uma tarefa simples de realizar onde o idoso pode movimentar os pulsos e os dedos das mãos.

Os idosos criativos, fizeram os fatos dos bonecos com tecidos coloridos. A nossa primeira opção era colar pedaços de tecidos, acessórios, e outros materiais para criar as fatiotas mas depois de duas ou três tentativas que não correram como esperado, optamos por colar, pois assim a actividade poderia ser feita por todos e não somente pelos poucos que sabem coser.

Na cabeça dos bonecos não poderiam faltar chapeuzinhos, para darem um toque de graça, para isso utilizámos garrafas de plástico, os idosos cortaram o fundo e a parte de cima da garrafa. Fizeram pequenos golpes nos fundos das garrafas e deram-lhe a forma de estrela, e nas partes de cima para dar a forma de chapéu de palha.

Para finalizar os bonequinhos só falta pintar a carinha e pôr os olhinhos, usando missangas e botões, os utentes colaram ao seu gosto utilizando um desses materiais.
O resultado final foi um sucesso, os idosos conseguiram criar personagens divertidas como estudantes de colégio, universitários, noivas, freiras, havaianas e muitos mais. Partilho convosco as fotografias das criaturinhas dos nossos idosos que fizeram as alegrias dos netinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário