12/08/10

Rezar com devoção

Mais uma vez estamos a escrever para partilhar com todos vocês a experiência de mais uma actividade muito animada.

Os nossos idosos apreciam actividades de cariz religioso, portanto sugerimos uma actividade que julgamos ser a ideal, a criação de um Terço, que será utilizado para a decoração do lar, pois irá ser colocado junto da imagem de Nossa Senhora do Sameiro e do quadro em mini patchwork de S. José, padroeiro da freguesia de S. José de S. Lázaro onde o Lar se situa, (post do dia 02/07) http://animaclubcrl.blogspot.com/2010/07/quadro-em-mini-patcwork.html.

Apresentámos a actividade e esta foi aceite de imediato, reunimos os materiais necessários para a realização da actividade: massa de moldar, tintas, pincéis, palitos e um novelo de lã ou fio norte. Depois estarem ao dispor dos utentes e explicadas as tarefas de cada um, chegou a altura de deitar mãos ao trabalho e iniciar a actividade.

Na primeira sessão o grupo moldou as 59 bolinhas que compõem o rosário em massa de moldar; ao mesmo tempo que as bolinhas são feitas, fura-se cada uma delas com um palito de forma a fazer um tubinho para passar o fio norte ou a lã. No final moldamos a cruz também em massa de moldar, e deixamos secar de uma sessão para a outra.

Na sessão seguinte os idosos pintaram 6 bolinhas de uma cor, 53 de outra, e a cruz de uma cor á escolha dos idosos, no final uniram todas as bolinhas já secas, passando o fio norte entre elas.
Pondo dez bolinhas de uma cor, de seguida uma de outra cor, até formarem cinco conjuntos de dez bolinhas e quatro de cor diferente, para finalizar são colocadas mais cinco bolinhas, uma de uma cor, de seguida mais três de cor diferente e mais uma da mesma cor que a primeira, colocamos a cruz e está o nosso terço formado.

Esta actividade agradou a todos os idosos, permitindo-lhes conceber uma peça bastante simbólica para todos; desenvolver o gosto estético, aperfeiçoar a técnica da pintura e reconhecer figuras geométricas, neste caso as bolinhas, e fazer cálculo básico de matemática, entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário