02/07/10

Quadro em mini-patcwork

Bem, os nossos idosos estão cada vez mais artistas. Durante esta semana realizaram mais um quadro feito em mini-patchwork; basicamente consiste em preencher um desenho com pequenos pedaços de tecido colorido para dar o efeito de desenho pintado.

Como o padroeiro da freguesia de S. Lázaro é S. José, e como os nossos idosos são muito ligados à religião Cristã, pensaram fazer uma pequena homenagem ao santo, criando um quadro alusivo a ele.

Utilizamos uma placa de esferovite, cola branca, tesouras, pincéis, tecidos coloridos, agulhas, linhas e muita força de vontade! Para que tudo ficasse perfeito, as actividades foram divididas entre os idosos.

Aqueles que têm a técnica do corte mais aperfeiçoada cortaram tecidos em forma de quadrados pequenos, enquanto que os idosos portadores de Alzheimer separaram por cores, com o objectivo de distinguir as cores e exercer as capacidades cognitivas, como a atenção e o raciocínio.
Aqueles que gostam de se sentar à mesa de trabalho, colaram os tecidos na imagem de S. José previamente desenhado pelas animadoras na placa de esferovite. Deixo aqui a imagem ao qual tiramos o molde:

Como não pode faltar nenhum pormenor, a imagem de S. José não estaria completa se não tivesse o lírio na sua mão. Então, as idosas que gostam muito de costura, optaram por fazer a flor com a técnica do “fuxico”.

Esta é uma técnica brasileira que consiste em criar flores em tecido. Realiza-se da seguinte forma: cortar o tecido em forma redondo e dobrá-lo em três até ficar com a forma de um triângulo. Depois cosem-se as pontas do tecido até ficar com um aspecto de pétala; fazendo cinco para criar uma flor. Depois destas cosidas juntam-se as cinco pétalas e já está! Uma flor feita com a técnica do “fuxico”. Aqui está:

Para finalizar colaram a flor junto da mão de S. José e o brilhante resultado final foi este:

Sem comentários:

Enviar um comentário