15/07/10

Com caixinhas feitas com arroz e massa a vida tem mais graça!


No post do dia 26 de Fevereiro (http://animaclubcrl.blogspot.com/2010_02_01_archive.html) foi referida a actividade de decoração de caixas com torcidos em jornal para os utentes portadores da doença de Alzheimer.

Com o passar das sessões surgiu a necessidade de encontrar novas técnicas e novos materiais para decorar caixas dando-lhes um aspecto mais Animado e diferente!

Pensamos então em novos materiais para a realização desta actividade, pois deste modo a actividade não se torna cansativa nem repetitiva e os utentes tem a oportunidade de conjugar cores e motivos, desta forma podemos observar se o utente distingue as cores com facilidade e associar a recordações e lembranças.


Tentamos encontrar materiais que fossem reconhecidos pelos nossos utentes. Sobreveio então a ideia de utilizarmos alimentos, como massa colorida, milho, café e arroz. Ao mesmo tempo que as caixas eram decoradas os nossos utentes reconheciam os alimentos estimulando a sua percepção cognitiva.

A decoração das caixas foi realizada com a finalidade de mimar as funcionárias da de uma das Instituições, pois em todas as sessões mostram interesse em saber quais as actividades que vão ser realizadas e sempre que a sua ajuda é necessária mostram-se disponíveis e prontas a ajudar em tudo.

Aproveito assim para deixar um muito obrigado ao pessoal auxiliar das Instituições com as quais trabalhamos, pois muitas vezes a sua ajuda é fundamental para a motivação dos idosos, a sua disponibilidade e empenho são notórias.

A todas um muito obrigada.

Para que possam ver o resultado final desta actividade publicamos em anexo fotografias desta actividade que os utentes tanto gostaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário