05/07/10

S. João, sardinhas e ... muita Animação

Na passada quarta feira dia de S. João, a AnimaClub acompanhou algumas instituições e respectivos idosos até à praia fluvial de Merelim S. Paio. Debaixo da sombrinha das árvores e com a brisa do rio a passar nas nossas caras, festejamos ali o nosso S. João, com sardinhas, vinho, pão de milho e muita animação oferecemos assim aos nossos utentes uma tarde diferente.

Depois da barriga cheia, chegou a hora de fazer a digestão entre um joguinho de cartas, dominó e loto, dependendo do gosto de cada um.

Ao som do acordeão e com vozes bem afinadas a tarde passou a correr. Como não há S. João sem marchas populares os nossos utentes receberam um desafio, fazer uma marcha popular á beira-rio.

Para que as marchas pudessem ser realizadas elaboraram-se com antecedência e com o apoio dos idosos: arcos e aventais. Os materiais necessários para a execução dos arcos foram: rolo industrial de cartão, papel celofane, caixas de cartão, festão feito com sacos de plástico antigos, plástico de duas cores e fita-cola.

Depois de reunidos estes materiais chegou a hora de pôr mãos ao trabalho, começámos por juntar três rolos industriais, de seguida unimo-los com fita-cola para ficarem bem presos, depois de bem unidos forrámo-los com o papel celofane ou com plásticos de duas cores.

A parte mais simples está feita, agora é o momento de cada um decorar os arcos. Entre manjericos de cartão, bolas ou flores em PET, cada um seleccionou a sua decoração dependendo do seu agrado.

Para elaborar os aventais utilizaram-se tecidos, tintas, linhas e agulhas.

Recortaram-se os tecidos para formar os aventais, depois com tiras do mesmo material foram feitas tranças para os atar à volta da cintura. Chegada a hora de os decorar fizeram-se flores em tecido e pregaram-se no avental, e desenhos com tintas no tecido. O resultado final foi este:







Como os nossos idosos são aventureiros e aceitam qualquer desafio nem hesitaram em pegar nos arcos e começaram a marchar. Entre música, cantares, risos e muito boa disposição nem demos conta o tempo passar e a hora de regressar chegou sem avisar.


Esta actividade teve como objectivos comemorar os Santos Populares, promover aos utentes um momento de convívio e interacção grupal. Esta foi uma actividade a que os utentes aderiram com bastante entusiasmo e ficou a promessa de esta ser repetida novamente.


Desde já aproveito para deixar o convite a todas as Instituições que estejam interessadas em usufruir de tardes fantásticas como esta na nossa companhia. Contamos convosco.


Para ver como a nossa tarde foi Animada aqui mostramos algumas imagens.





Sem comentários:

Enviar um comentário