17/08/10

Com a pele cuidada a vida será mais Animada!


Como estamos no Verão a nossa pele está mais exposta a organismos indesejáveis, como o pólen, ar seco, raios ultravioleta fortes, picadas de insecto, entre outras.

A pele serve para proteger e regular a temperatura do corpo, impedindo que este perca líquidos e deixe passar microrganismos indesejáveis, além disso serve também para proteger o nosso organismo dos raios ultravioletas que hoje em dia são cada vez mais intensivos.

Ao envelhecermos a nossa pele perde defesas, causando mais doenças de pele, como por exemplo infecções, irritações, dermatite ou eczema, borbulhas, escamação, manchas, urticária, coceira, nódulos ou tumores.

Todas as faixas etárias têm que ter um cuidado especial com a pele, mas na terceira idade o idoso tem que ter um cuidado particular, pois a pele torna-se mais frágil e necessita de mais protecção.

Diariamente o idoso deve ter atenção com os produtos que usa, deve evitar pele seca tendo sempre o cuidado de hidratar a pele com um creme hidratante,” e ter um cuidado redobrado com incontinência urinária, pois o uso prolongado de fraldas e por muito tempo sem trocas, favorece o aparecimento de úlceras de pressão e outros problemas relativos ao contacto prolongado de problemas de pele”. (Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.9 n.3 Rio de Janeiro 2006)

As doenças de pele não são só causadas por falta de cuidados de higiene ou hidratação mas também podem ser originadas por outras doenças como a insuficiência renal (devido ao aumento da uréia) a icterícia (doenças do fígado e da vesícula), anemia, diabetes e certos distúrbios da tiróide, pois estas doenças podem causar certas coceiras pelo corpo.

Os cuidados com a pele devem acontecer ao longo da vida e não somente na terceira idade. Previna-se das doenças de pele, tendo sempre o cuidado de a tratar bem, fazendo sempre uma higiene diária e sempre com cremes hidratantes, não se exponha demasiado ao sol, pois provoca secura, desidratação e envelhecimento de pele.

Fiquem atentos com os cuidados para com a pele, pois como diz o velho ditado é melhor prevenir do que remediar.

“ A sua Saúde também passa pela Pele!”

Sem comentários:

Enviar um comentário