02/08/10

Com materiais REUTILIZADOS, os avós são mais ANIMADOS!

Com tanto calor a imaginação dos nossos idosos vai cada vez mais além. Na passada segunda-feira comemorou-se o Dia dos Avós, para a comemoração do mesmo não podia faltar a decoração alusiva ao dia.
Para isso precisámos do material que está na moda na ANIMACLUB … os tecidos. Com este material fizemos inúmeros placards durante o ano como, podem ver em posts anteriores
Para além dos tecidos, usamos também: papel de cenário, papel de jornal, cartão grosso, tesouras, cola branca, tintas, imaginação, entusiasmo e mãos ao trabalho.
As animadoras começaram por desenhar dois bonecos que serão os avozinhos, através de um molde. (aqui deixo o molde).

Depois de pronto os idosos mais habilidosos no corte, cortaram os tecidos em quadradinhos pequeninos. Enquanto estes cortavam, os restantes fizeram torcidinhos com papel de jornal.
Na mesa de trabalho os idosos colavam os pedacitos de tecido no cartão desenhado previamente pelas animadoras dando a forma de roupa ao desenho. Depois das roupinhas dos nossos avós estar colada, fizemos os chapéus e as bengalinhas com os torcidinhos de jornal, que também foram colados, dando uma forma de chapéu de palha.
Depois de os nossos “avós” estarem prontos, os utentes mais destros na arte da pintura, pintaram o papel de cenário dando-lhe uma lufada de ar fresco, utilizando o azul e verde, desenhando um campo verdejante e um céu azul com nuvenzitas brancas.
Com esta actividade os idosos deram largas à imaginação e à criatividade através de várias formas de expressão como a pintura, desenho, patchwork e recorte.
Pretendemos também sensibilizar os idosos para a reutilização de inúmeros materiais utilizados no nosso dia-a-dia, que com alguma fantasia e criatividade assumem novas funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário