31/08/10

Ao jogar as doenças vamos travar !!

Desenvolvimento de jogos pedagógicos de estimulação cognitiva para idosos com Alzheimer e outras doenças de neuro-degenerativas

O que são as doenças neuro-degenerativas e que funções afecta?

São doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível dos neurónios, que são as células responsáveis pelas funções do sistema nervoso. Alguns exemplos destas doenças são Alzheimer, Parkinson, Amnésia e Depressão Nervosa. Quando tal acontece o utente perde as suas funções motoras, fisiológicas e cognitivas.

Como, cada vez mais e mais cedo nos deparamos com situações como esta no nosso dia-a-dia a Animaclub tentou arranjar forma de exercitar as funções afectadas por esta doença fazendo-a parecer um pequeno problema. Os técnicos da AnimaClub desenvolveram e criaram Jogos e dinâmicas a pensar especialmente nestes utentes, ao mesmo tempo que jogam e se divertem estão a estimular e a desenvolver as suas funções motoras, físicas e cognitivas.

Os jogos foram elaborados próprios idosos com materiais reutilizáveis.

Reunimos lona, jogas, patacas de madeira, cones das linhas, tintas, maços de tabaco, cartão, rolos de papel higiénico, muita animação e boa disposição. Depois de todos estes materiais estarem agrupados chegou a hora de deitar mãos á obra e começar a elaborar os jogos.

Para começar elaboramos o “Jogo dos cones”, para a realização deste precisamos de doze cones de linhas, rolos de papel higiénico industrial e tintas. A actividade foi dividida por dois grupos. O grupo mais autónomo recortou os rolos de papel em argolas e o grupo das belas-artes pintou os cones e as respectivas argolas com cores alegres, deixámos secar e está pronto. Um jogo simples e divertido de realizar que ajuda muito os nossos idosos.

A dinâmica deste jogo consiste em fazer corresponder a argola ao cone da mesma cor, se a argola for cor de laranja, esta terá de ser introduzida no cone cor de laranja. Sendo esta a mais simples das actividades a realizar existem muitas outras que podem ser executadas como por exemplo: misturar as argolas e os cones e pedir ao idoso para identificar as que não correspondem; identificar cores; conjugar cores claras com escuras, etc.

Esta actividade para os utentes com mais mobilidade tem como objectivos desenvolver a destreza manual, aperfeiçoar a técnica do corte e da pintura e desenvolver o gosto estético do idoso. Para os utentes portadores da doença de Alzheimer os objectivos são; estimular as funções cognitivas como a linguagem, o raciocínio e a atenção, distinguir as cores e desenvolver a coordenação de movimentos.

Um outro jogo fácil de realizar é o “Jogo das letras”, dirigido especialmente aos utentes alfabetizados, e até mesmo para aqueles que têm dificuldades na escrita.

O material utilizado para a confecção deste jogo: maços de tabaco, cartão, tesoura, tintas, letras do abecedário desenhadas ou impressas e cola quente. Para começar recortamos o cartão em 23 rectângulos, de seguida pintam-se os cartões de várias cores e espera-se até secarem. Depois de secos, embrulham-se os maços de tabaco nos rectângulos de cartão e de seguida são colados com cola quente. Após todos estarem embrulhados é tempo de colar cada letra no maço de tabaco até estarem as 23 letras completas.

A confecção deste jogo tem como objectivos, distinguir letras e formar palavras, manter viva a memória do idoso, desenvolver a destreza manual e cognitiva.

Este jogo tem como objectivo reconhecer as letras e formar palavras, manter a memória activa e desenvolver a capacidade mental.

Dois jogos já estão concluídos, mas ainda não ficamos por aqui.

Como terceiro jogo temos o “Jogo da Lona”, tal como o nome indica para a realização deste precisamos de uma lona, tintas, pincéis e jogas. Começamos por desenhar círculos de vários tamanhos espalhados pela lona, de seguida os utentes pintaram-nos de cores diferentes.

Enquanto a lona secava as animadoras propuseram aos utentes a pintura das jogas com as mesmas cores que pintaram os círculos. Espera-se um pouco para que seque e já está pronto para ser jogado.

Para jogar basta atirar a joga para o círculo da mesma cor. Por exemplo o utente tem uma joga verde na mão, tem de a atirar e acertar no circulo verde.

No reverso da lona podemos também criar outro jogo: os “Atira ao alvo”, em vez de círculos espalhados pela lona neste são desenhados círculos de diferentes tamanhos uns dentro dos outros, do maior para o mais pequeno, para criar o alvo.

Os idosos tiveram de pintar as patacas com as cores respectivas às que utilizaram no alvo.

O procedimento deste jogo é semelhante ao anterior. Ao utente cabe a tarefa de atirar a pataca para a respectiva cor, mas neste jogo já tem que coordenar a distinção de cores com a noção do espaço entre os círculos.

Os objectivos deste jogo são distinguir as cores, promover um momento de convívio e diversão, exercer a mente e coordenar os movimentos.

Aqui vos deixamos alguns exemplos de jogos que são essenciais para os idosos portadores da doença de Alzheimer, devido a existirem poucas actividades para este grupo de idosos, esperamos que vos sejam úteis e que vos ajudem no vosso dia-a-dia. Também aceitamos sugestões de novos jogos e novas actividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário