30/11/10

2010 - Ano Europeu do combate à Pobreza e Exclusão Social

"O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram em 22 de Outubro de 2008 a Decisão relativa à instituição de 2010 como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O grande objectivo do Ano Europeu (AE) é reafirmar, dando sequência às decisões da agenda de Lisboa (em 2000), que o combate à pobreza e à exclusão social continua a ser um dos compromissos políticos chave da União Europeia (EU) e dos respectivos Estados-Membros.

O Relatório Conjunto sobre Protecção Social e Inclusão Social de 2008 sublinhou que 78 milhões de pessoas na União europeia vivem em risco de pobreza, 19 milhões das quais são crianças.

Assim, o AE é a ocasião para reafirmar que os actuais níveis de pobreza e de desigualdades são inaceitáveis e que o empenho da EU na solidariedade, na justiça social e no aumento da coesão, são os meios para conseguir um impacto decisivo no sentido da erradicação da pobreza e da promoção da igualdade de oportunidades. O AE é ainda ocasião para reafirmar a sensibilização das populações para os problemas da pobreza e a mobilização de todas as entidades e cidadãos interessados."
(http://www.2010combateapobreza.pt/)

Neste sentido, para marcar 2010 como o Ano Europeu do Combate da Pobreza e da Exclusão Social o Município do Peso da Régua contactou-nos para se realizar uma largada de balões. Um balão por cada criança, representando os valores de pobreza e de desigualdades, que cada vez mais aumentam significativamente.
Para registar esse momento magnifico em que por momentos todas as crianças estiverem em pé de igualdade, deixamos aqui algumas fotos...

Sem comentários:

Enviar um comentário