15/11/10

Para os Apaixonados realizamos lenços dos Namorados!

Mais uma novidade para a feirinha anual do lar Amigos da Terceira Idade (ATIP).

Desta vez, utilizamos uma das tradições Minhotas, mais concretamente de Vila Verde. Os nossos idosos criaram lenços dos namorados para todos os apaixonados ou amantes do artesanato Minhoto. E não só...

Devido à dificuldade de visão e de coordenação de movimentos, os lenços não foram bordados, mas sim desenhados e pintados.

Os utentes começaram por cortar tecido com 34 x 34 cm, depois fizeram uma pequena bainha à volta do tecido.

Após realizarem a bainha, os artistas em expressão plástica, desenharam com a ajuda de papel químico os desenhos alusivos aos lenços dos namorados. Depois foi só pintar ao gosto dos idosos.
Com esta actividade os idosos tiveram a oportunidade de desenvolver o seu gosto-estético, a criatividade e relembrar as suas tradições.
Deixo-vos a fotografia dos nossos lenços que estarão à venda na feira anual do lar.

Os lenços dos namorados geralmente eram quadrados, com tecido de linho ou algodão, bordados ao gosto da bordadeira.

Em tempos passados, a rapariga quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado, depois oferecia o lenço ao namorado e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.

Os lenços carregavam consigo, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.
Hoje em dia os lenços são utilizados apenas para decoração ou para lembrança de algum acontecimento.

Deixo-vos aqui a quadra mais dita pelos nossos idosos, não esquecendo os erros ortográficos, pois lembremo-nos que a maioria das bordadeiras não sabiam ler nem escrever, limitando-se a copiar as letras e palavras de marcadores já elaborados.

“Bai carta feliz buando

Nas asas dum passarinho

Cando bires o meu amor

Dále um abraço e um beijinho”

Sem comentários:

Enviar um comentário