28/06/11

Gerontomotricidade - Testemunho de um colaborador da Animaclub

Estamos de parabéns... Há já 2 anos que a Animaclub realiza aulas de Gerontomotricidade no Lar Amigos da Terceira Idade de Palmeira. Fica aqui o testemunho do nosso animador / colaborador Rúben Cruz e descrição do seu trabalho; dificuldades; benefícios; obstáculos que foi ultrapassando ao longo do seu desempenho junto dos nossos idosos.


"As aulas de Gerontomotricidade por mim leccionadas no Lar dos Amigos da Terceira Idade de Palmeira têm sucedido de uma forma bastante agradável e proveitosa, sempre num clima alegre e de respeito mútuo, visto que todos os idosos estão sempre bem-dispostos e simultaneamente motivados para executar os exercícios da melhor forma possível. Para além disso, há uma maior consciencialização, por parte dos idosos, dos benefícios inerentes à realização das aulas. No entanto, e como seria previsível, ao longo das aulas fui-me deparando com algumas dificuldades, que têm vindo a ser gradualmente resolvidas.

Inicialmente foi complicado fazer com que se tornasse perceptível para os idosos alguns exercícios e a sua eficiente realização, mas através da sua execução regular e de pequenas rectificações individuais aquando da realização dos exercícios, todos os idosos passaram a executá-los de uma forma correcta e eficaz. Um exemplo desta dificuldade foi no exercício efectuado de pé que promove a flexão dos membros inferiores (agachamento), seguido de extensão dos membros. Quase todos os idosos, ao realizarem o agachamento, inclinavam anteriormente as costas mas, com avisos acerca da importância de manter uma postura alinhada da coluna e conselhos para efectuarem o movimento igual ao do professor, todos os idosos passaram a realizar este exercício com o tronco alinhado.

Outra dificuldade estava relacionada com a agressividade verbal demonstrada por alguns idosos quando comunicavam entre si. Tentei alertar todos os idosos para a importância de nos respeitarmos uns aos outros porque no fundo este grupo é todo uma “família”, que vive junto todos os dias na mesma casa, sendo melhor para todos que se relacionam de uma forma amigável. Este problema também foi ultrapassado com sucesso, visto que hoje o clima das aulas é excelente e todos os idosos se respeitam e divertem uns aos outros.

Apesar destes pequenos obstáculos, só tenho óptimas referências acerca das aulas e dos idosos residentes nesta instituição. Cada dia que vou ao lar gosto mais daquilo que faço. Gosto da instituição porque me proporciona óptimas condições para leccionar as aulas e porque trabalha de uma forma muito competente. Gosto também de todos os funcionários porque todos são afáveis, compreensivos e prestáveis comigo. Adoro todos os idosos do lar, uns mais que outros, claro. São todos muito simpáticos, comunicativos e respeitadores comigo. Tenho um carinho enorme pelos idosos do lar. Adoro também contribuir de certa forma para que tenham uma vida mais duradoura, saúdavel e com qualidade. Dá-me imenso prazer verificar o esforço de muitos idosos para nunca faltarem a uma aula e a forma dedicada como realizam cada exercício. Adoro conversar e aprender todos os dias algo novo com os idosos.

Resumindo, leccionar aulas de gerontomotricidade nesta instituição tem sido uma enorme satisfação e penso que o tenho feito com êxito, considerando os objectivos pretendidos. Espero poder continuar a fazê-lo por muito tempo e sempre com a mesma dedicação e motivação."

Rúben Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário