10/06/11

Viva o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano,e os milhões de Portugueses que vivem fora do país natal.

Oficialmente é o "Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas"

Camões escreveu #Os Lusíadas#, considerado o poema nacional de Portugal e um épico à história e conquistas; considerado uma das melhores e mais importantes obras da Literatura Portuguesa, tornou-se um símbolo da grandeza da nação Portuguesa.

Camões foi um aventureiro. Perdeu um olho  em Ceuta (Marrocos), escreveu o poema épico "Os Lusíadas" durante uma viagem, e sobreviveu a um naufrágio em Cochinchina (Vietname nos dias de hoje). Segundo a sabedoria popular, Camões salvou o seu poema épico a nadar só com um braço, mantendo o outro braço acima da água.

No entanto, no ano da sua morte, Portugal perdeu a sua independência para Espanha e foi governado por três gerações de reis espanhóis. Sessenta anos mais tarde, a 1 de Dezembro de 1640, a Nação Portuguesa recuperou a sua independência. Desde então,e porque a data concreta de nascimento de Camões não é conhecida, a sua morte é celebrada como Dia Nacional de Portugal.

Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944 em memória das vítimas da Guerra Colonial Portuguesa. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978.

Sem comentários:

Enviar um comentário