28/06/09

Conferência " Trabalho Social, as Respostas Cooperativas Perante a Crise"



A economia social nas suas distintas vertentes proporciona respostas interessantes ao desenvolvimento local e erradicação da pobreza. Para tanto, são necessários mecanismos que fomentem dinâmicas adequadas e provisionem dotações iniciais de conhecimento, investimento, formação.

Portugal dispõe de uma ampla rede de economia social, tanto no subsector cooperativo e mutualista como em instituições privadas de solidariedade social. Em ordem a um maior desenvolvimento de todo o sector de economia social, há que pugnar para que ao mesmo seja dada a devida visibilidade estatística em extensão e contributo para o rendimento nacional, para o emprego e demais variáveis económicas e sociais.

Sem visibilidade, é difícil captar o interesse por parte das políticas públicas, sendo certo que estas são indispensáveis para incentivar a expansão da economia social, nomeadamente quando esta tem efeitos directos ou indirectos na erradicação da pobreza, no aumento do bem-estar das populações e no desenvolvimento local.

1 comentário:

  1. É tão bom ver que o nosso esforço não é em vão... E ver o crescimento da nossa Coop...

    Somos as Verdadeiras Animas com amor à camisola...

    ResponderEliminar