08/10/09

Alzheimer... Uma preocupação que cresce a cada dia...


Alzheimer...

Quem trabalha directamente com idosos, conhece bem esta doença. Esta nova realidade que tem vindo a tornar-se numa preocupação que cresce a cada dia que passa. E mais preocupante se torna, quando vemos entrar no lar pessoas cada vez mais novas.

Alzheimer é uma doença do cérebro, caracterizada pela morte das células cerebrais de uma forma contínua e irreversível. Inicialmente, a pessoa sofre alterações da memória e, progressivamente do comportamento, raciocínio, articulação do pensamento e diminuição da memória.
No estado avançado da doença há perda da autonomia. O doente é incapaz de realizar tarefas pequenas, de reconhecer familiares, ficam incontinentes e na maioria dos casos acamados.


Para as animadoras da Animaclub, trabalhar com doentes de alzheimer, não se trata apenas de mais um desafio, mas de uma aprendizagem continua e de uma consciencialização diária. Pois, cada idoso é um idoso e, para estes, cada dia é uma nova luta.

Neste sentido, as nossas animadoras procuram actividades que evitem o declínio das suas aptidões cognitivas, através da prática regular de exercícios simples, tais como: Jogo da Memória; Jogo do Stop; Desenhos Criativos; Construção de Puzzles; entre outros... E a pensar nas necessidades de cada idosos, realizam-se, como estas, cujo objectivo é manter a mente activa e prevenir algumas das consequências do sedentarismo mental.

Deixo-vos aqui alguns links que considero que contêm informações importantes sobre alzheimer, a Doença da Alma, tal como a autora Laura Botelho lhe chamou.
http://www.alzheimerportugal.org/
http://www.alz.org/brain_portuguese/
http://www.min-saude.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário