15/10/09

Peritas em Desfolhadas!!!

Este ano a desfolhada mereceu uma atenção diferente...

Durante o mês de Setembro e de Outubro faz-se a desfolhada, um trabalho para uns e uma tradição Minhota bastante apreciada para outros, principalmente para os nossos idosos.

Depois de 2 anos de animação já lhes vamos conhecendo os gostos e como a maioria dos idosos trabalhou no campo, sabemos que sentem falta deste ambiente. A pensar nos seus costumes e conhecimentos aproveitamos as actividades do Mosteiro de Tibães e aí realizamos as tradicionais desfolhadas na cerca conventual, num dos muitos campos, reunindo não só os idosos dos lares de Palmeira, Ferreiros, Celeirós e S. Lázaro, como as crianças das escolinhas que por ali apareciam.

Em tom de nostalgia, mas também de muita alegria, os nossos idosos começavam por nos explicar o que tinhamos de fazer... Começavamos por retirar a espiga (ou maçaroca) do milho. À medida que se ia desfolhando, ía-se amontoando as espigas em cestos de verga que, depois de cheios, eram despejados no trator para ser levada para os espigueiros. Após as desfolhadas, a palha foi colocada a secar e armazenada em medas para, posteriormente, servir de alimento aos animais. Já as espigas de milho são colocadas no espigueiro e mais tarde espalhadas na eira, dando lugar às malhadas onde os grãos de milho são separados dos carolos através das batidas dos malhos.

E como desfolhada que é desfolhada, tem de ter espigas de milho vermelho estãs não foram excepção, mantendo o entusiasmo de todos, principalmente quando se ouvia bem alto: - Milho rei!!!!

Antigamente, contaram-nos os nossos idosos, que esta era uma oportunidade única para os rapazes se aproximarem fisicamente das raparigas, das namoradas, até das noivas porque, na época, as convenções sociais eram muitas e a vigilância por parte dos pais era muito apertada.

Sem comentários:

Enviar um comentário