06/10/09

Procura-se um Editor para o resultado do Trabalho de um ano...

O Livro das Tradições... Livro das Recordações...


“Felizes os que com um sorriso me dão algum do seu tempo para conversar comigo.
Felizes os que nunca me dizem: é já a terceira vez que me conta essa história.
Felizes os que pacientemente me ajudam a evocar recordações de tempos passados.
Felizes os que me dizem que gostam de mim e que ainda presto para alguma coisa.
Felizes os que pela sua bondade tornam mais serenos e ajudam a viver os últimos dias da minha vida.”


O Livro das Tradições e o Livro das Recordações traduzem o trabalho, de duas estagiárias na Animaclub, estágio este efectuado durante um ano de crescimento, conhecimento, investigação, animação...

Foi proposto às duas animadoras: desenvolver e consolidar, em contexto real de trabalho, os conhecimentos e as competências profissionais adquiridos durante a frequência do curso; adaptar-se a experiências de carácter sócio-profissional que facilitassem a futura integração destas no mundo do trabalho; desenvolver aprendizagens no âmbito da saúde, higiene e segurança no trabalho, ...

Entre outras actividades realizaram a Animação Promotora do Desenvolvimento Pessoal e Social (APDPS) que tem como objectivo manter activa a mente do idoso, desenvolver competências de grupo e promover valores.

Neste sentido, surgem estes livros resultado da recolha e selecção das tradições antigas onde os idosos relatavam experiências vividas e/ou saberes culturais. Cada um escolhia o tema que quisesse relatar, que em grande parte dependia muito do seu estado de espírito ou até mesmo da época do ano.
Numa fase inicial decidiu-se que a recolha das tradições antigas incidiria sobre as músicas populares, histórias, quadras populares e provérbios; dividiram-se os temas em dois livros e depois foi só organizar esforços para tornar isto possível...
Na I parte o Livro das Tradições contém Provérbios que foram divididos consoante o mês, e temas diversos. Relativamente à II parte designada como “Quadras da minha vida” está dividida por temas como o Amor, Mãe, Os meus Santinhos e Quadras populares.
O Livro das Recordações no primeiro capítulo, como subtemas, contém Músicas da minha Vida, Nascimento de Jesus Cristo e reisadas, e no segundo capítulo, contém as Histórias da minha infância.

O Resultado nos Lares junto dos Idosos foi bastante positivo. Como é do conhecimento geral, as tradições antigas (músicas, contos, quadras, provérbios) são importantes para os idosos, através destas os idosos conseguem exprimir mais facilmente os seus sentimentos, promover grandes momentos de diversão, convívio, e relembrar todos os seus momentos de infância, sendo uma vantagem, dado que, uma das características da terceira idade é o negativismo.

Agora, é só esperar que alguma Editora nos "ouça" e se interesse pelo contéudo destes livros...

A AnimaClub quis, a Paula e a Bruna ajudaram a realizar, a obra nasceu... Agora só falta alguem ajudar a editar...

Sem comentários:

Enviar um comentário