06/10/09

Grande comemoraçao 2 anos Atip e AnimaClub



Aproveitámos este tempo de Outono (ainda) com sabor a Verão para realizar uma desfolhada para os utentes do Lar de Terceira Idade de Palmeira (A.T.I.P).

Entre cânticos de músicas tradicionais, conversas, trocas de experiências e alegria os idosos reviveram todos os momentos da sua infância e da sua vida. Dado que grande a maioria são originários do mundo rural, esta tarefa era, uma das que fazia parte do seu quotidiano tanto laboral como social.


Partilharam connosco todo um ritual, relembrando as travessuras da mocidade, as agruras da vida rural, os beijos roubados ás meninas, os bailaricos...

Nessa altura ceifava-se o milho e levava-se, em carros de bois, para as eiras, onde se debulhavam as espigas ao luar. Começavam a "escapelar" e para alegrar a malta, cantavam ao desafio em alta voz, versos dedicados à escapeladela.


Havia uma regra que se impunha: quando aparecesse uma espiga vermelha, o chamado (milho-rei), a pessoa que a achasse iria dar um beijo a todas as pessoas presentes, à volta do monte. Normalmente eram os rapazes da região, que aproveitavam para ganhar um beijo das raparigas, quando aparecesse o milho-rei.

No fim, nunca faltava o tradicional copo de aguardente com açúcar, e um bailarico ao som de uma gaita de beiços onde todos dançavam.

Voltando á realidade, a única diferença entre o que nos contaram, e hoje foi o facto de não estarmos na eira e não haver luar, porque o resto não faltou!!! Cantiga puxa cantiga e num piscar de olhos o grande monte de espigas por desfolhar transformou-se em belas espigas douradas prontinhas para a viagem ao espigueiro!!!


Uma actividade prazenteira para todos os nossos idosos, e uma excelente forma de comemorar 2 anos de trabalho em conjunto, em que muitas barreiras destruimos, e que muita confiança construimos.

Á senhora Rosa, que nos ofereceu as espigas, aproveitámos para agradecer toda a simpatia e disponibilidade demonstrada, e prometemos que para o ano avisámos com mais antecedência.ihihih!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário