04/12/09

Decorações de Natal dos nossos Lares!!!! E o seu simbolismo...




O Natal significa aconchego e requer uma decoração especial!!!

Este é o terceiro Natal que festejamos junto dos nossos Idosos e já se torna tradição no dia 1 de Dezembro alegrarmos os Lares com uma decoração temática, elaborada pelos utentes:

  • As cores escolhidas para a decoração desta quadra foram o vermelho e o verde, cores tradicionais em que o verde simboliza a renovação, a esperança e a regeneração, e em que o vermelho simboliza o amor divino. Como cor opcional escolheu-se o dourado, uma cor que está associada ao sol, à luz e à sabedoria.
  • A árvore de Natal é outra das tradições desta quadra, uma planta considerada por muitos como sendo uma intermediária entre o céu e a terra, por crescer em sentido vertical, em direcção ao céu. Pendurados nas Árvores de Natal, dos nossos Lares, há bolas com tecidos de várias cores, sinos e fitas de Natal, decorações típicas desta época.
  • Coroas nas portas, velas, luzinhas e bonecos de neve são da praxe e não faltaram na nossa decoração. As Coroas feitas de ramos enfeitadas com fitas vermelhas, simbolizam o amor e a presença de Jesus no Lar; as velas e as luzes simbolizam Cristo e a luz do mundo.
  • O presépio é sempre essencial em qualquer Lar e complementa a nossa decoração todos os anos, sendo uma atracção para quem visita os nossos Idosos.
  • Para finalizar, foram elaboradas cortinas com fundos de garrafas que encanta quem passa junto das nossas janelas...

E como sabemos que esta época tem um significado especial para os Idosos institucionalizados, esta decoração foi realizada ao longo destes últimos meses e pensada para criar um sorriso em cada um dos rostos que tantas vezes se encontram perdidos pelos caminhos dos nossos lares.

Sem comentários:

Enviar um comentário