17/12/09

Os Idosos e o Natal



O Natal e as festas de fim de ano estão a chegar e para muitos, está a chegar também a fase das depressões. Muitas vezes esse sentimento de desamparo e desânimo é provocado por datas que trazem lembranças tristes, ou por perdas, como a de entes queridos, separações, doenças...

Na ANIMACLUB, não se consegue falar em Natal sem que nos lembremos dos Idosos. É uma época que, muitas das vezes se transforma, perdendo o seu brilho aos olhos destes, cujos filhos vivem longe e não podem estar presentes com os pais.

Mais triste se torna quando se encontra institucionalizado sem a possibilidade de ter a presença de parentes próximos, ou, em muitos casos, quando é esquecido. E, apesar do Natal ser sinónimo de família, de união, de aproximação das pessoas, o idoso sente tristeza, e até depressão, já que as suas limitações físicas os impedem de terem as mesmas actividades que os seus familiares, e também, devido ao facto de terem pouca interação com outras pessoas durante o dia.

Sentimentos de abandono, tristeza, sensação de inutilidade, apatia, choro fácil, desesperança, são rotina de inúmeros idosos. Isto, aliado as enfermidades próprias da idade, como males de Alzheimer e Parkinson, diabete, esclerose múltipla, além das limitações de locomoção, dificuldade de concentração, memorização, baixa auditiva e visual, tornam a vida do idoso mais limitada. É preciso um esforço grande para que todos estes problemas sejam superados e ele mantenha uma qualidade de vida satisfatória.

Porque não um Natal diferente? Ficam aqui umas pequenas sujestões, a pensar nos pequenos sem esquecer os mais sábios...

- Peça para compartilhar histórias de sua vida. Muitos idosos desejam compartilhar suas histórias de vida com os outros e apreciam a companhia de um ouvinte atento.
- A maioria dos idosos gosta da companhia de pessoas mais jovens, especialmente de crianças, por isso, se tem filhos, será extremamente saudável para todos esta interacção.
- Cantar músicas natalinas, fazer e trocar cartões, presentes, organizar e participar de uma refeição com os idosos pode ser uma forma maravilhosa de levar-lhes alegria.

Isto para começar, pois este tipo de atitude deveria existir durante todo o ano...

Sem comentários:

Enviar um comentário