09/02/10

Novo desafio!!

De forma a levar novidade, alegria, entusiasmo, animação e uma lufada de ar fresco ao dia-a-dia dos nossos idosos, a Animaclub iniciou o Novo Ano da melhor maneira possível com a entrada do Centro Social da Paróquia de S. Lázaro, como associado da nossa cooperativa, beneficiando dos nossos serviços de animação sociocultural.



Deparamo-nos com um grupo de cerca de 30 utentes, entre os quais existem idosos portadores de deficiências físicas, mentais, e também de doenças psicológicas e de foro neurológico como Alzheimer e Parkinson. Temos também duas utentes com 101 anos, que participam nas actividades de uma forma divertida e contagiante, fazendo com que os restantes utentes também fiquem empenhados e interessados nas actividades, encontramos utentes com vontade de aprender novas coisas, conhecer novas pessoas e com um grande sentido de humor contudo precisavam de motivos para fazer transparecer essa alegria, assim durante as sessões estes idosos desinibem-se e tornam as sessões bastante divertidas.

Nas primeiras sessões contacto com estes utentes fomos recebidas de uma forma carinhosa e acolhedora pois trataram-nos como se já nos conhecessem há algum tempo, perceberam que como animadoras os vamos poder ajudar a ultrapassar dificuldades e a ocupar os seus momentos de ócio. Encontramos também funcionárias simpáticas e acolhedoras que nos apoiam muito nas nossas actividades.

Normalmente, o primeiro impacto que os idosos têm quando se deparam com novas situações é de desconfiança e receio, porque têm medo de ser magoados ou enganados. Quanto ao impacto causado em nós estes, surpreenderam-nos positivamente pois não esperávamos ser recebidas com tanto carinho, visto que estes nunca tinham estado em contacto connosco.
A Animaclub elabora as suas actividades com toda a atenção, carinho, alegria e dedicação adequadas às limitações e capacidades de cada um dos nossos idosos.

Os serviços por nós prestados, encontram-se disponíveis a todo o tipo de entidades, nomeadamente:

•Lares,
•Centros de dia,
•Associações,
•Hospitais,
•Casas do Povo,
•Entre outras.

Não hesite em contactar-nos! A Animaclub quer fazer parte do seu dia -a -dia.

Artigo de Bruna Silva e Paula Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário