09/02/10

O Carnaval e a interacção inter-geracional


A animação através da expressão plástica proporciona ao idoso a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais.
Nestas actividades os idosos têm a oportunidade de dar largas à imaginação e à criatividade através da pintura, colagem, escultura, desenhos, recortes, etc.
Estas têm ainda a vantagem de desenvolver a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora e a interacção inter-geracional.

No decorrer da semana passada demos início à preparação para o Carnaval.
Os idosos durante as actividades de expressão plástica, elaboraram máscaras carnavalescas, com o objectivo de promover uma interacção inter-geracional, pois estas serão doadas às crianças do Jardim de Infância.

Para a criação destas foram utilizados materiais reutilizáveis como cartão, arroz, algodão, bolinhas de papel e lãs, a utilização destes materiais tem como objectivo sensibilizar as crianças para a reutilização de materiais, e demonstrar o que pode ser feito através destes.

Esta é uma actividade que os idosos aderem com entusiasmo porque gostam de realizar actividades para as crianças, pois ao saberem que as máscaras vão ser-lhes oferecidas, os utentes realizam a actividade com mais empenho e dedicação porque estas os fazem relembrar o seu tempo de infância e os momentos de meninos.
Artigo de Bruna Silva e Paula Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário