18/02/10

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos.

Pode definir-se como uma diminuição progressiva da massa óssea, originando uma mutação dos ossos ficando estes ocos, finos e de extrema sensibilidade e mais sujeitos a fracturas.

Não se trata de uma doença que atinge apenas a terceira idade, mas também pode ocorrer na infância ou na idade adulta, mas é mais grave nos idosos, visto que se trata de uma faixa etária em que as quedas são mais prováveis devido ao desequilíbrio que pode ser causado por outras doenças como o Alzheimer ou Parkinson.

É uma doença que apresenta sintomas ocultos, tem uma evolução lenta e progressiva, as dores só aparecem quando ocorre uma fractura. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos, a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha maior gravidade.

As principais causas do aparecimento desta doença são: o consumo excessivo de álcool, café, baixa ingestão de cálcio e uma alta ingestão de proteínas de carne, peixe, ovos e sal.

A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas como por exemplo:

  • Fazer exercícios físicos regularmente (caminhadas, subir e descer escadas, dançar e levantar pesos) ;

  • Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolos e repolho), camarão, salmão e ostras.


A prática da actividade física na terceira idade deve ser realizada cuidadosamente e de uma forma moderada, ou seja não deve ser exagerada nem ausente, devido ao enfraquecimento dos ossos do idoso, deste modo procuramos dar resposta às necessidades destes utentes realizando exercícios básicos de actividade física para diminuir o declínio e retardar ou prevenir o aparecimento da doença.

Artigo de Bruna Silva e Paula Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário