26/02/10

Alzheimer - Actividades a não esquecer



Como já referido em post’s anteriores, devido ao aumento substancial de utentes portadores de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, estamos neste momento a lidar com novos desafios. Por esta razão definimos no nosso plano de acção actividades vocacionadas especificamente para estes idosos atendendo ao seu grau de demência actual, expectativas e limitações.

Indo ao encontro das necessidades dos utentes, as animadoras propuseram actividades simples permitindo ao mesmo tempo optimizar os níveis de atenção sobre o material visual conciliado a um ambiente de bom-humor e tranquilidade.

Especificamente a actividade realizada esta semana consistiu na decoração de caixas de cartão reutilizadas através de um trabalho de patchwork com tecidos e colagem com jornal e/ou bolas de papel.

Para a realização desta actividade os idosos apenas tinham de fazer rolinhos com tiras de jornal, bolinhas de papel de seda ou cortar tecidos coloridos. Depois de reunido este material, com o auxílio das animadoras, decoram as caixas com os materiais que mais gostaram.

No final caixas são o presente merecido de cada um, para guardarem os seus objectos pessoais ou recordações, como por exemplo fotografias, cartas, postais entre outras coisas.

Esta actividade tem como objectivos, trabalhar a destreza motora, promover a criatividade e desenvolver o gosto estético dos utentes.

Sendo uma actividade acessível, que não exige muitas competências artísticas, retarda o declínio das suas aptidões cognitivas e é uma óptima forma de manter os utentes activos.

Artigo de Bruna Silva e Paula Maia

1 comentário:

  1. Uma boa ideia...

    =)

    nao nos podemos nunca esquecer destas pessoas, que sofrem desta doença, pelo contrário, devemos inclui-los em todas as actividades, adaptando à capacidade de cada um...


    Cumprimentos,
    Carla Lopes

    ResponderEliminar