12/02/10

Exercícios cognitivos



Através da animação cognitiva os idosos têm a oportunidade de exercer as suas capacidades a nível de percepção, atenção, observação e comunicação.
Os exercícios mentais aumentam a actividade cerebral, e retardam os efeitos da perda de memória. Para as pessoas portadoras de Alzheimer a prática de exercícios de manutenção é uma actividade benéfica e importante para diminuir o declínio das suas aptidões.
Durante as actividades propostas esta semana os utentes realizaram o Jogo da memória. Este tem como objectivos gerais:
  • Promover a retenção de acontecimentos, actos e sensações;
  • Exercer actividade mental;
  • Desenvolver as capacidades mentais;

Para a realização deste jogo foram utilizados materiais como por exemplo bolas, canetas, objectos com formas geométricas diferentes, bonecos, etc.
Começamos por colocar os objectos em cima de uma mesa, de seguida sugerimos aos idosos que definissem o local e os objectos vistos. Após a visualização e observação destes eram retirados ou colocados outros objectos e aos idosos competia dizer quais as alterações feitas.


Os utentes aderiram com entusiasmo a esta actividade mostrando grande interesse na realização desta.
Durante o jogo mostraram interacção grupal e um espírito de inter- ajuda, se algum dos utentes não se lembrasse dos objectos que estavam colocados na mesa, os restantes ajudavam a relembrar.


Esta é uma actividade que requer muita atenção da parte dos idosos, é necessário estar atento e concentrado para testar a capacidade de observação e memorização dos objectos para desta forma exercitar a mente.

Artigo de Bruna Silva e Paula Maia

1 comentário:

  1. Parabéns pelas atividades e pela nobre atitude de postá-las, nesse site!

    ResponderEliminar