23/03/10

Demência fronto-temporal


O lobo frontal do cérebro inclui muitos aspectos do funcionamento cerebral, como a motivação, condução, classificação, categorização, emoção e personalidade. A demência fronto-temporal afecta o lobo frontal do cérebro e pode estender-se ao lobo temporal. Entende-se assim por demência fronto-temporal as demências produzidas por atrofia cortical localizada nos lobos frontais e/ou temporais.

Os portadores desta doença apresentam de uma forma discreta e progressiva os seguintes sintomas:
Falta de auto-crítica, desinibição, hiperactividade sexual, preservação da memória de feitos recentes, impulsividade. Podem existir transtornos psiquiátricos tais como condutas violentas, apatia e cansaço emocional, perda de auto-critica, alteração do comportamento social.

Teoricamente não existe terapêutica adequada para a doença fronto-temporal, apenas existe uma terapêutica para estabilizar as alterações comportamentais, como por exemplo programas de terapia da fala nos doentes em que a doença afecta a linguagem.


Embora a demência fronto-temporal seja menos frequente que a Doença de Alzheimer, esta representa uma percentagem significativa das demências degenerativas (8-17% dos doentes que morrem com demência antes dos 70 anos).

As pesquisas efectuadas sobre esta doença concluem que é uma doença de difícil diagnóstico devido á existência de outras doenças semelhantes como o Alzheimer e o Parkinson. Devido á forte semelhança de sintomas vários casos são diagnosticados erradamente como sendo Alzheimer.

Aqui deixamos algumas sugestões de actividades que podem ser realizadas com utentes portadores desta doença:

  • Decoração de caixas;
  • Rolinhos de jornal;
  • Bolinhas com papel de seda;
  • Jogos de diferenças;
  • Jogos de sopa de letras (para utentes que sabem ler e escrever);


Estas actividades têm como objectivos, trabalhar a destreza motora, promover a criatividade, desenvolver o gosto estético dos utentes, desenvolver a mente e retardar o declínio das suas aptidões cognitivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário