05/03/10

Despir o Inverno para cobrir a Primavera... de flores

Como dizem os nossos idosos a Primavera é a época das flores!!!

Primavera, vem do latim “prima verna”, ou primeiro verão, é a primeira das quatro estações, onde os dias além de mais quentes, também se tornam mais longos e as noites, mais curtas.

Para comemorar a chegada tão ansiada da Primavera (muito almejada já que este Inverno nos tem brindado com muita e muita chuva!), decidimos que era altura de trocar o painel da sala de convívio, mudar as montanhas cheias de neve, as renas e os pinheiros brancos por um jardim com flores de papel crepe, jornal, papel de cenário e cartão reciclado.

As cores seleccionadas pelos idosos, para esta época são: o cor-de-rosa, o lilás, o roxo, o branco, o verde e o vermelho, são cores que transmitem Alegria, Vivacidade e Sentimentos Positivos.
Os idosos começaram por fazer as flores em papel de crepe utilizando técnicas simples de origami. Enquanto uns se dedicavam a dobrar papelinhos para dar vida às flores, outros recortavam para dar o efeito final. Os mais autónomos ajudavam a decorar o painel de cortiça com os restantes materiais.

No seu cantinho, com mais calma, os idosos com Alzheimer faziam rolos a partir das folhas de jornal, para com estes ser feita uma árvore, onde rolos mais grossos serviam para os troncos e os mais finos para os ramos.

Para os mais aventureiros, distribuiu-se tinta de cor castanha para pintar os rolitos já feitos que, depois de secos foram afixados no painel junto das flores de tons primaveris.

Esta actividade teve por objectivo abranger vários níveis: sejam eles de cariz físico como trabalhar a destreza motora fina; de foro cognitivo no estímulo à criatividade, e mesmo no desenvolvimento social e psicológico desenvolvendo o gosto estético, apoiando na escolha e concepção da decoração das áreas de convívio do Lar com alusões às épocas do ano e festivas, e acentuando a lembrança da chegada da Primavera e a sua importância para o ciclo da Vida.

Foi uma actividade acessível, em que todos os idosos tinham uma tarefa a desempenhar como por exemplo cortar, pintar, colar e fazer rolinhos, deste modo todos contribuíram para a nova decoração do Lar.

Aqui deixamos o resultado final desta actividade, esperemos que gostem.

Artigo de Bruna Silva e Paula Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário