26/03/10

A desgarrar vamos todos lembrar!!!


“O Mar enrola na areia
Ninguém sabe o que ele diz
Bate na areia e desmaia
Porque se sente feliz!!!”

(Música mais Cantada pelos nossos idosos)

A música tradicional é cada vez mais uma constante durante as actividades propostas semanalmente, surgindo quase que naturalmente e como que a relembrar tempos de mocidade ajudando a esquecer as arduras da vida e trazendo a alegria a mais um dia.

A música é uma arte e através desta os idosos conseguem exprimir mais facilmente os seus sentimentos, promovendo grandes momentos de diversão, convívio. Permite, ainda, relembrar tradições como as desfolhadas e as ceifadas do milho em que o trabalho era realizado ao ritmo do canto e das danças, onde nos contam em tom de confidência que conheceram o seu namoro em pequenas desgarradas.

No decorrer das sessões de animação realizadas nos lares, tem sido visível que para além de estimular a boa disposição do grupo, a música ajuda a acalmar os idosos com Alzheimer, que ao ouvirem as músicas tradicionais se tornam mais relaxados e participam em grupo nas animações promotoras de desenvolvimento pessoal e social.

Curiosamente, uma senhora, já com um nível de Alzheimer intermédio, ao ouvir o grupo cantarolar músicas tradicionais lembrou-se da letra das músicas e acompanhou-os durante a actividade cantarolando também. A sua distracção, agitação e nervosismo, características típicas de doentes de Alzheimer, modificaram através dos cânticos, tornando-se mais calma e participativa, possibilitando uma nova abertura ao grupo.

Através da música e do canto, fomenta-se a participação activa dos idosos em qualquer actividade, principalmente nas actividades físicas, em exercícios de relaxamento, em jogos lúdicos, nas actividades de expressão plástica, entre outros… Para além de que o ambiente se torna mais divertido e positivo, provocando momentos de convívio, lazer e alegria contagiante em grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário