23/03/10

Miminhos para o Pai

Na passada sexta feira dia 19 comemorou-se o Dia do Pai. Para que esta data fosse lembrada por todos, a Animaclub propôs aos utentes a realização de uma pequena lembrança para os Pais.

Conta a história que em 1909 nos Estados Unidos, Sonora Louise Dodd, filha de um velho soldado da guerra civil chamado John Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais.
Ela queria homenagear o seu pai, John, que cuidou dos seis filhos sozinho, pois a sua mulher morrera quando era ainda muito jovem. Sonora sentia-se orgulhosa do seu pai ao vê-lo ultrapassar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.

O primeiro Dia do Pai foi comemorado nos Estados Unidos a 19 de Junho de 1910. Em Portugal, esta festividade acontece no mesmo dia de São José isto é, a 19 de Março.

A rosa foi a flor escolhida como símbolo do Dia dos Pais. Esta data deve ser comemorada, nem que seja para dizer um simples…


"Obrigado Pai”




Esta actividade teve como objectivos gerais relembrar esta data, presentear os utentes, promover a criatividade e o gosto estético do idoso e fomentar a destreza motora.

Os materiais utilizados são: mola de madeira, tintas, pincéis, bases para as tintas, cartão, tesoura, pistola de cola quente, imagem de S. José.

Para começar os idosos colam as molas umas nas outras com a ajuda das animadoras utilizando cola quente, até obterem a forma de quadrado para criar a moldura.

Os mais desinibidos recortam o cartão e a imagem de forma de S. José para que fiquem do tamanho da moldura, os restantes decoram as molduras a gosto, podendo pintá-las com tintas de várias cores, decorá-las com bolinhas de papel de crepe ou até mesmo com outros materiais.
Com a ajuda das animadoras, (já que será necessário utilizar a pistola de cola quente), cola-se a imagem ao cartão para reforçar; estando as molduras já secas cola-se a imagem nas mesmas. Para completar a moldura desfaz-se uma mola e com uma metade cola-se na vertical para suportar a moldura.

Esta é uma actividade fácil de realizar e que está ao alcance da maioria dos idosos, no entanto a ajuda das animadoras em algumas fases desta actividade é necessária devida á utilização da pistola de cola quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário